Sentir dor nos pés ao levantar é indício de uma condição frequente em mulheres. Embora perturbe bastante, o incômodo pode ser tratado e evitado por meio de medidas simples.
O que é a fascite plantar?
Segundo o ortopedista Giuliano Mestriner, da Clínica Fares, fascite plantar é a inflamação da planta do pé, mais especificamente da fáscia plantar, tecido fibroso que vai do calcanhar aos dedos.
O problema é mais comum em mulheres acima dos 40 anos, pessoas com sobrepeso e indivíduos que têm elevado estresse nos membros inferiores.
Causas

Estresse, sobrecarga e traumas excessivos podem levar à condição, o que é comum em quem fica muito tempo em pé, usa calçados inadequados ou realiza esportes de alto impacto.
Além disso, sobrepeso, obesidade e alguns tipos de arcos do pé (como chato e cavo) podem colaborar com o surgimento do problema.
Sintoma mais comum é dor no pé ao acordar

A principal manifestação é sentir dor nos pés logo após acordar e pisar no chão. Contudo, conforme o indivíduo anda, o incômodo melhora.
“A fáscia plantar fica sem alongamento durante a noite, o que gera dor na primeira pisada do dia. Porém, conforme essa região é estimulada pela caminhada, ela se aquece e alonga de modo a amenizar a dor”, ressalta o ortopedista Giuliano Mestriner.
Tratamento
Um raio-X e um ultrassom são exames necessários para descartar a possibilidade de outras patologias com sintomas semelhantes, como metatarsalgias, esporão do calcâneo e tendinite do tendão de Aquiles.
Se a fascite for confirmada, o tratamento inclui medicamentos anti-inflamatórios ou corticoides, compressas frias, fortalecimento das pernas, fisioterapia para alongar a fáscia plantar, palmilhas ortopédicas, correção do calçado nas atividades físicas, períodos de repouso para quem fica muito tempo em pé e emagrecimento para quem está acima do peso.
Na maioria dos casos, esse conjunto de terapias cura a fascite plantar. Contudo, se ele não funcionar, é necessário optar pela cirurgia de descompressão da região subcalcânea.
Como evitar?

Cultivar um peso saudável, alongar os pés antes e após exercícios e manter boa flexibilidade dos tornozelos e panturrilha são formas de evitar a fascite plantar.
Calçados com solado plano e muito flexível, como sapatilhas e rasteirinhas, e saltos altos também devem ser evitados.
Ainda é indicado redobrar a atenção quanto aos sapatos usados em atividades físicas, já que alguns podem potencializar a sobrecarga.
Já quem fica longos períodos em pé deve fazer pausas para sentar e descansar os membros inferiores.
Saúde dos pés: leia mais
- Podóloga indica substituto ideal para lixa de pé: deixa macio
- Existem 3 tipos de pé: descubra o seu e o que diz sobre você
- Pés podem dar sinais de doenças: infarto, AVC e mais