Dor do frio não é lenda: aprenda como acabar com o incômodo das baixas temperaturas

“Esse frio está tão forte que faz doer até os ossos”. Talvez você já tenha escutado esta frase em algum dia de inverno. Apesar de soar como exagero, ela tem fundamentação médica.

Dor causada pelo frio

Ao sentir frio, nosso corpo reage contraindo os músculos, deixando as articulações mais rígidas e favorecendo inflamações nos nervos, causando desconforto e agravando quadros de artrites, artroses e dores nas costas.

A explicação é do ortopedista Maurício Marteletto. Segundo ele, a tendência de ficar parado por mais tempo e fazer menos esforço físico em dias frios gera um círculo vicioso que só piora a situação.

Shutterstock

Atividade física no frio

Manter a prática de exercícios ajuda a movimentar os músculos e diminuir o excesso de contração que leva às inflamações na articulação, como explica a fisioterapeuta Révia Lima, da Sportfisio.

Mas é preciso tomar alguns cuidados com a atividade física em dias muito frios. “Respeitar seu limite de dor e de capacidade do organismo e sempre fazer um bom aquecimento antes e depois”, orienta o ortopedista.

Como amenizar a dor

O médico recomenda a aplicação de compressas quentes e frias, intercaladas, gerando um contraste de temperatura para tratar as dores causadas pelo frio. Especialmente aquelas que levam a um inchaço da região afetada.

“Três minutos de calor, mais um minuto de frio, e um minuto alternado até completar trinta minutos. Desta maneira, conseguimos ativar a circulação, através da vasodilatação e vasoconstrição, e diminuir a dor”, explica.

Dores musculares