Dor de cabeça tão forte que te acorda no meio do sono não é normal: entenda

Dores de cabeça que, de tão intensas chegam a te acordar no meio do sono, não podem ser consideradas normais e muito menos ser ignoradas, pois exigem investigação e cuidados específicos.

Dor de cabeça durante o sono: o que pode ser

Tipos mais comuns de dor de cabeça, como desconfortos causados por enxaquecas, podem ocorrer durante o sono ou à noite em algumas pessoas.

O tratamento, segundo informações da Mayo Clinic, depende de sua frequência e gravidade e pode incluir medicamentos para tratar o incômodo e prevenir futuros episódios.

Outras pessoas podem ter as chamadas cefaleias hípnicas (ou “cefaleia do despertador”), que começam no meio da madrugada, durante o sono e, como indica sua definição, causam o despertar do paciente uma ou mais vezes por noite.

Este tipo de dor de cabeça é raro, sendo mais frequente em indivíduos acima de 50 anos de idade. Elas são caracterizadas por dores de cabeça moderadas, pulsáteis, bilaterais ou unilaterais.

Ao contrário do que ocorre em casos de enxaqueca, a cefaleia hípnica não está associada a outros sintomas além de dor de cabeça, ou seja, não vem acompanhada de desconfortos como náuseas, sensibilidade à luz e ao som.

De causa desconhecida, a cefaleia hípnica não é aliviada com simples analgésicos e exige, na maioria dos casos, tratamento específico com medicamentos anti-inflamatórios e/ou até mesmo remédios usados para tratar transtorno bipolar. Apenas um médico poderá identificar o problema e indicar o tipo de terapia mais adequada para combater o problema.

Enxaqueca e dores de cabeça