doença de Otaviano Costa

Dor fraca abaixo do peito foi o único sintoma da doença de Otaviano Costa: entenda o aneurisma da aorta

A doença de Otaviano Costa pode ser fatal e, por isso, é importante conhecer os possíveis sinais dela

Usando o Instagram, Otaviano Costa revelou recentemente que passou por uma extensa cirurgia cardiovascular. O apresentador descobriu por acaso um aneurisma da aorta – e, ao revelar o procedimento para tratar a condição, ele fez um alerta sobre as condições sob as quais aconteceu o diagnóstico.

Doença de Otaviano Costa: do diagnóstico à cirurgia

Ainda no hospital, o apresentador Otaviano Costa publicou um vídeo no qual revela ter descoberto uma condição de saúde grave e risco iminente de morte. No início de junho, ele descobriu um aneurisma da aorta em estágio avançado – e, recentemente, passou por uma cirurgia para corrigir o problema.

“Eu estava ótimo de saúde, não tinha nenhum sintoma, mas tinha uma dorzinha que estava me incomodando aqui. Como eu não estava conseguindo fugir para São Paulo para fazer meu ‘check up’ rotineiro há mais ou menos dois anos [para] entender o avanço das minhas condições físicas e de saúde, eu decidi me consultar com um médico que eu não conhecia”, disse ele.

doença de Otaviano Costa
Otaviano Costa fez cirurgia extensa no peito (Crédito: Reprodução/Instagram @otaviano)

Conforme explicou o apresentador, um simples ecocardiograma apontou o problema e sua gravidade. “Eu estava com um aneurisma em nível muito perigoso. A qualquer momento, eu poderia ter o rompimento da minha aorta e, assim, ser irreversível”, explicou Otaviano, frisando que descobriu, a partir de outros exames, a causa do problema.

Por que Otaviano Costa teve aneurisma

No coração, há uma estrutura chamada tricúspide, responsável por controlar o fluxo sanguíneo em um dos setores do órgão. Otaviano, no entanto, tem uma válvula bicúspide – ou seja, com apenas duas passagens em vez de três, algo que sobrecarrega o sistema.

“Por isso, eu jogava muito sangue na aorta, e ela inchou muito nos últimos tempos. Qualquer esforço que eu fizesse, de puxar uma mala pesada, fazer supino, uma disputa de bola de futebol com o coração a mil, poderia ser fatal”, esclareceu o apresentador, que foi operado em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês.

doença de Otaviano Costa
Apresentador descobriu um aneurisma da aorta (Crédito: Reprodução/Instagram @otaviano)

Apresentador foi operado e passa bem

“Não é uma cirurgia pequena, é muito invasiva. Abre-se o esterno e com uma cirurgia ao mesmo tempo tão grande, é muito sensível. […] No dia 10 [de julho] fiz a cirurgia que durou mais ou menos sete horas. Fui para a UTI, passei três dias lá, e agora estou na unidade coronária do Sírio Libanês. Estou vivo, celebrando uma semana da cirurgia e a notícia da minha alta”, declarou ele, que agora está no processo de reabilitação.

Doença de Otaviano Costa causou apenas um sintoma

Em seu desabafo, Otaviano Costa afirmou que sua saúde não era frágil e que ele não apresentava dificuldades no dia a dia. Havia, no entanto, algo que o incomodava, mas não a ponto de gerar preocupação. “Tinha uma dorzinha que estava incomodando aqui”, afirmou ele, indicando a área logo abaixo do peito, região das costelas.

Aneurisma da aorta: o que é, causas, tratamento e mais

Um aneurisma acontece a partir do enfraquecimento de parte da parede de uma artéria. Com o enfraquecimento, o fluxo sanguíneo constante faz com que essa porção da parede arterial se expanda, formando uma espécie de balão. Esse balão se chama aneurisma – e um aneurisma da aorta acomete a artéria de mesmo nome, uma das principais do corpo.

Exame cardiológico (Crédito: Freepik)

A aorta é um vaso sanguíneo importante que sai do coração e percorre o peito até o diafragma, estrutura localizada logo abaixo dos pulmões. Um aneurisma na aorta pode ser fatal, visto que seu rompimento causa hemorragia interna severa em questão de minutos. Esse quadro requer atendimento médico emergencial devido à alta taxa de mortalidade.

Aneurismas podem ocorrer também em outros vasos sanguíneos, como no cérebro e na região do abdômen.

Quem pode ter a doença de Otaviano Costa

Segundo a American Heart Association, a condição revelada pelo apresentador é mais comum em homens e as chances de desenvolvê-la aumentam com a idade. Além disso, os seguintes fatores impulsionam o risco de se desenvolver um aneurisma:

  • Hipertensão;
  • Diagnóstico de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica);
  • Tabagismo;
  • Cirurgia prévia na aorta;
  • Inflamação na aorta;
  • Trauma na região do peito;
  • Infecção por sífilis ou tuberculose;
  • Condições genéticas como a Síndrome de Marfan.
Dor no peito (Crédito: wayhomestudio/Freepik)

Sintomas de aneurisma da aorta

A doença de Otaviano Costa pode não gerar sintomas. Muitas pessoas passam a vida convivendo com aneurismas sem consequências. Uma vez descobertos, eles devem ser monitorados para eventuais crescimentos, justamente pelo fato de que é comum não haver sintomas a menos que ocorra um rompimento.

Apesar disso, assim como aconteceu com o apresentador, alguns sintomas de aneurisma da aorta podem aparecer e devem ser investigados. Além da dor apontada por ele, é possível observar:

  • Rouquidão;
  • Dificuldade respiratória;
  • Dificuldade para engolir;
  • Inchaço no pescoço;
  • Dor nas costas;
  • Náuseas;
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Tratamento da doença de Otaviano Costa

doença de Otaviano Costa
Otaviano Costa (Crédito: Reprodução/Instagram @otaviano)

Especialistas acreditam que aneurismas são subdiagnosticados. Isso porque, como não geram sintomas e podem, sim, se manter estáveis ao longo de uma vida inteira, muitos casos não são diagnosticados. A partir da descoberta de um aneurisma, porém, o paciente deve fazer acompanhamento regular para definir o tratamento, que pode envolver medicações ou até cirurgia.

Remédios relacionados à pressão arterial podem fazer parte do tratamento, bem como uma mudança de hábitos envolvendo alimentação e atividades físicas. A depender da evolução do aneurisma, é possível realizar uma operação para corrigir a porção afetada da artéria.

Doenças cardíacas e vasculares