O DIU (dispositivo intrauterino) é um contraceptivo com formato da letra T ou de uma ferradura que é inserido no útero para evitar uma gravidez indesejada.
Tanto o DIU de cobre como o hormonal, conhecido como Mirena, são considerados métodos contraceptivos seguros, práticos e eficientes, mas por apresentarem diferenças relevantes, alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher o tipo mais indicado para o perfil da mulher.
DIU de cobre e DIU Mirena: diferenças

O dispositivo de cobre é livre de hormônios e sua contracepção ocorre por um revestimento de fio de prata corado com cobre. O material não é tóxico e ou alérgico e impede a gestação por inflamar o tecido que reveste o útero, causando alterações bioquímicas e morfológicas que inibem a fecundação pelo espermatozoide.
Já o DIU hormonal, ou Mirena, é revestido pelo hormônio levonogestrel, um subtipo sintético de progesterona, e evita a gravidez porque afina o endométrio e altera o muco cervical, fazendo com que o ambiente íntimo seja hostil à fecundação.
De acordo com cada fabricante, a vida útil do DIU de cobre pode variar entre 5 e 10 anos, enquanto que o DIU hormonal é eficaz até 5 anos após a colocação.
DIU de cobre ou DIU hormonal: como escolher

- Mulheres que sofrem com cólicas e fluxo menstrual intenso devem dar preferência ao DIU hormonal, já que a progesterona diminui o processo inflamatório local, amenizando o ciclo e reduzindo os desconfortos. O dispositivo de cobre, por outro lado, pode piorar a condição por conter substâncias inflamatórias.
- Mulheres que não desejam menstruar ou possuem condições que são agravadas com o ciclo, como endometriose e adenomiose, também são aconselhadas a apostar no DIU hormonal, que causa atrofia do endométrio. Já mulheres que não têm problema em menstruar regularmente podem fazer usar o DIU de cobre.
- Mulheres que não querem fazer uso de hormônios sintéticos ou que não podem receber progesterona, como portadoras de câncer de mama, devem escolher o DIU de cobre, que é livre de tais substâncias.
Gravidez e métodos contraceptivos
- Métodos contraceptivos: 13 opções, como funcionam e a eficácia de cada uma
- Veja situações em que é recomendado fazer um teste de gravidez de farmácia
- Aplicativo que monitora fertilidade já é certificado como contraceptivo eficaz