Manter uma dieta baixa em calorias pode acabar com a artrose. Além da redução de calorias, deve haver um maior consumo de proteínas, e também exercícios regulares, ainda que de baixo impacto. Reduzir alguns quilos na balança pode ter um efeito incrível na redução da dor e do inchaço, e também impedindo a deterioração das articulações.
A pesquisa feita na Dinamarca avaliou um grupo de pessoas, que durante 16 semanas foram submetidas a uma dieta rigorosa. Alguns chegaram a ter perdas radicais de peso, sendo estes os que mais foram beneficiados em termos de redução da dor.
Resultado da pesquisa
Durante o estudo foi imposta uma dieta drástica, onde era permitido o consumo de apenas 440 calorias (o recomendado diário para homens é de 2.500, e para mulheres, de 2000). Os participantes recebiam alimentos com nutrientes essenciais, como sopas, mingau, barras energéticas e vitaminas de frutas. O método foi considerado controverso por alguns, mas os resultados foram uma verdadeira revelação, conforme descreveu o mentor da pesquisa, o professor Henning Bliddal, do Hospital Frederiksberg, em Copenhague.
Vários pacientes estiveram muito perto de passar horas com fome nas primeiras semanas, até que o organismo se ajustasse à nova realidade. De choque ou não, a dieta levou os participantes a reduzirem sua dependência de anti inflamatórios e de analgésicos.
A importância da prevenção
Os estudiosos recomendam que as pessoas que sofrem com artrite tenham um pano de alimentação sensata na rotina diária, e que principalmente, se entreguem ao físico para perder peso. Manter os quilos do corpo sob controle, não só vai aliviar os sintomas já existentes, como vai impedir que ocorra o avanço da doença.
Existem dois fatores de grande risco para a incidência de artrose: obesidade e envelhecimento. Se os dois ocorrem de maneira simultânea, pode-se chegar ao ponto de ter que passar por uma cirurgia para restituir as articulações. Manter-se magro e ativo é o melhor tratamento, garantiram os pesquisadores.