As dicas e receitas para ficar com os pés macios vão ajudar a tratar a pele seca, que muitas vezes resulta em calcanhares rachados, além da aparência desagradável, que inspira descuido. Essas receitas são hidratantes naturais que também podem ser usadas para impedir a degradação da beleza dos seus pés.
Mas antes de recorrer ao tratamento, é preciso aprofundar um pouco mais nas possíveis causas que prejudicam a maciez da pele nesta parte do corpo. A perda de umidade é tida como maior inimigo dos pés macios, logo, quase todas as medidas preventivas e as curas são voltadas para retê-la. Todavia, há que buscar o equilíbrio, pois umidade excessiva pode levar a infecções fúngicas.
O pé é composto por 33 articulações, 26 ossos, e um grande número de tendões, ligamentos e vasos sanguíneos, sendo este o conjunto que dá forma e permite a flexibilidade. São as condições às quais está vulnerável é que podem estar associadas com a degradação da boa aparência, e saúde da pele.
Entre as mais comuns está o pé de atleta, caracterizado pela aparência seca e árida, com coceiras terríveis, onde a área fica avermelhada. É provocado, principalmente, pelo excesso de umidade.
Quem sofre com diabetes tem a absorção de insulina comprometida, o que leva a neuropatia diabética, que provoca danos nas terminações nervosas dos pés. O resultado são rachaduras e ferimentos.
Lavar os pés usando excesso de sabão também prejudica a umidade da pele, permitindo o início de fissuras. O ideal é usar sabonete de glicerina pura para evitar esse tipo de problema.
Faça um banho especial nos pés pelo menos 2 vezes na semana. Mergulhe-os em 1 litro de água morna, com 1 colher de sopa de glicerina vegetal, ou com o líquido de 5 cápsulas de Vitamina E. Adicione 1 colher de sopa de sal grosso, e deixe na imersão por 10 minutos. Seque bem, e aplique óleo essencial de bergamota nos calcanhares para evitar que se formem rachaduras.
Se entretanto, já há rachaduras nos pés, a imersão deverá ser feita em 1 litro de água morna com 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de amido de milho e 10 gotas de óleo essencial de sálvia. Esfregue-os suavemente com uma esponja vegetal, ou escova macia. Este será o momento que poderá aproveitar para passar, com delicadeza, uma pedra polmes, tanto nos calcanhares, quanto no peito do pé. É nestas zonas que há maior concentração de células mortas, grandes comprometedoras da maciez.
Pelo menos 1 vez por semana misture 1 colher de sopa de cada um dos óleos: oliva, amêndoas e gérmen de trigo. Faça o mix com o suco de 1 limão espremido na hora, e distribua de maneira uniforme, coloque meias de lã, e deixe-as por toda a noite. Terá pés ultra macios na manhã seguinte!
No decorrer do dia prefira sapatos que permitam a ventilação, para que o suor possa evaporar.