Relato de Evaristo sobre doença crônica mostra por que nunca devemos ignorar diarreia que não passa

por | out 2, 2024 | Saúde

A diarreia constante, além de poder trazer graves consequências ao organismo, também pode indicar hábitos alimentares inadequados e uma lista enorme de doenças

Diagnosticado com doença de Crohn em 2021, Evaristo Costa demorou a descobrir o problema. Tudo começou, segundo o jornalista, com um quadro de diarreia constante que ele atribuiu a algum alimento – e o relato de Evaristo demonstra a importância de nunca ignorar uma mudança intestinal desse tipo.

Diarreia constante foi 1º sintoma de Crohn em Evaristo Costa

diarreia constante
(Crédito: Reprodução/Instagram @evaristocostaoficial)

Em entrevista ao “PodCringe”, Evaristo Costa falou sobre o diagnóstico de doença de Crohn. Essa condição inflamatória e crônica afeta o trato gástrico e prejudica a digestão – e o diagnóstico de Evaristo demorou não apenas por sua complexidade, mas pela demora do jornalista em buscar ajuda.

Segundo Evaristo, o primeiro sintoma da doença foi diarreia constante com sangue. “Não liguei. Falei: ‘É alguma coisa que comi, vou melhorar’. Passei três meses assim, emagreci muito e só fui procurar ajuda quando perdi as forças. Não tinha forças nem para levantar da cama. Baixei minha imunidade, tive várias outras coisas”, disse ele.

Em decorrência dos sintomas de Crohn, que favorecem uma queda nas defesas naturais do corpo, o jornalista já chegou até mesmo a desenvolver um quadro de sepse. Além disso, também por consequência da doença de Crohn, ele desenvolveu algo que chama uveíte, tipo de inflamação que ocorre no interior da parte pigmentada dos olhos.

(Crédito: Reprodução/Instagram @evaristocostaoficial)

Antes disso, porém, o apresentador chegou a ter o diagnóstico errôneo de gastrite, e passou um ano tratando essa condição ao mesmo tempo em que percebia piora nos sintomas. Após uma série de exames, ele então descobriu a doença crônica e até hoje está em busca de um tratamento que o leve à remissão.

Enquanto não encontra o tratamento mais adequado para o caso, ele segue convivendo com os sintomas de Crohn. “É uma doença que causa grande constrangimento, porque o principal sintoma é diarreia. Eu, em crise, vou ao banheiro 30, 40 vezes por dia”, relatou o jornalista.

Diarreia constante: o que pode ser

Segundo informações da Mayo Clinic, a diarreia constante é considerada crônica quando o intestino fica “solto”, com fezes malformadas ou líquidas, durante mais de quatro semanas. As causas da diarreia constante são diversas, mas esse é um sintoma que sempre deve ser investigado por especialistas.

A diarreia acontece quando o cólon, onde as fezes se formam, se manifesta contra algo anormal. Dessa forma, as fezes não ganham a consistência que deveriam ter e se tornam aguadas ou moles. Todo esse processo prejudica a absorção de líquidos e nutrientes pelo intestino.

diarreia constante
(Crédito: gpointstudio/Freepik)

Alimentação pode causar diarreia constante

Em primeiro lugar, um paciente com diarreia que não passa geralmente é questionado sobre seus hábitos alimentares. Isso porque alguns dos possíveis causadores da condição envolvem o consumo de certas substâncias. As possíveis causas para diarreia crônica relacionada à alimentação são:

  • Consumo excessivo de álcool, chás ou café;
  • Intolerâncias alimentares;
  • Problemas na digestão de açúcar em excesso.

Além disso, o uso de certas medicações (como antibióticos, remédios para a glicemia e quimioterápicos) e suplementos alimentares também podem fazer parte das causas.

Doenças que causam diarreia constante

Diarreia crônica também pode ter como causas:

  • Colite;
  • Hipertireoidismo;
  • Distúrbios adrenais;
  • Tumores neuroendócrinos;
  • Síndrome do Intestino Irritável (SII);
  • Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado (SCBID);
  • Insuficiência pancreática;
  • Doença celíaca;
  • Doença de Crohn;
  • Parasitoses;
  • Diverticulite;
  • Câncer.
Pessoa no banheiro, sentada no vaso sanitário (Crédito: Miriam Alonso/Pexels)

Quando a diarreia é preocupante?

Uma diarreia pode ser fruto de algum tipo de doença viral. Quando ela ocorre por esse motivo, o sintoma costuma durar poucos dias. Ainda assim, mesmo a diarreia que não é crônica é preocupante devido às consequências disso para o corpo.

Quadros de diarreia podem causar desidratação e desnutrição. Tudo isso gera fraqueza, afeta a imunidade e também gera perda eletrolítica, que pode ter consequências para o coração, os pulmões, os rins e até o sistema nervoso.

Um quadro crônico de diarreia potencializa todos esses efeitos – e, sendo assim, tanto a diarreia pontual quanto a constante merecem atenção. Ao notar esse sintoma com permanência de mais de um dia, ou acompanhado de outras questões – como diarreia com sangue –, indica-se buscar atendimento médico.

O que fazer com diarreia que não passa?

Ao apresentar um quadro de diarreia que não passa ou diarreia constante, indica-se, em primeiro lugar, manter a hidratação. É possível recorrer a um consumo maior de água potável ou a soros especiais vendidos em farmácias, que são próprios para evitar a desidratação. A água de coco também é bem-vinda.

O segundo passo é buscar atendimento médico para entender as causas do problema. Dessa forma, é possível ter um diagnóstico antes do problema gerar consequências sérias, e trata-lo da melhor forma possível.

Saúde