A diabetes, caracterizada pela má absorção ou falta de insulina no organismo, precisa ser administrada para ocorrer absorção adequada de glicose. Para isso, o processo precisa do auxílio da insulina, para não acontecer um aumento do nível de açúcar no sangue, o que pode afetar a saúde.
Leia também:
Diabético pode comer tapioca?
Diabetes: o que pode comer ou não
Farinha de banana verde contra diabetes
A pipoca de quem tem diabetes deve ser preparada com pouca gordura e pouco sal. Dispense as embalagens que trazem manteiga, margarina, sabor bacon ou a pipoca doce, que também pode ser prejudicial à saúde. Se possível, evite comprar a industrializada e faça o processo em casa, utilizando pouco óleo vegetal.
Como consumir
A pipoca não deve ser proibida ao diabético, mas ela deve ser controlada. O alimento não apresenta muitos riscos, já que possui um amido resistente que passa quase intacto pelo aparelho digestivo e não provoca um aumento considerável no nível de glicose no sangue.
Além disso, a pipoca é rica em fibras e aumenta a sensação de saciedade, reduzindo a glicemia. Mesmo assim, ainda é fonte de carboidrato. Uma xícara de pipoca tem a mesma quantidade do que meio pão francês e, portanto, é preciso não abusar.