Transtorno de personalidade consiste em um grupo de condições psiquiátricas em que uma pessoa apresenta um padrão insalubre de pensamentos e atitudes. Os pacientes possuem dificuldade em se relacionar bem com situações e pessoas, afetando assim os relacionamentos, o trabalho e outras atividades sociais.
As causas de transtornos de personalidade são uma combinação de fatores genéticos e ambientais, segundo informações da Mayo Clinic. Certos traços podem ser transmitidos pelos pais, enquanto outros são desenvolvidos de acordo com o ambiente em que a pessoa cresceu.
O impulso de desafiar regras sociais, por exemplo, pode ser sintoma de um transtorno de personalidade conhecido pela sigla TPAS.
O que é transtorno de personalidade antissocial?

Conhecido como TPAS, o transtorno de personalidade antissocial é um distúrbio que afeta as relações sociais. Pessoas que sofrem com a condição apresentam atitudes focadas em adquirir um benefício pessoal, sem sentir remorso ou arrependimento.
Ou seja, essas pessoas podem apresentar comportamentos que desafiam as regras, violam direitos básicos ou até mesmo abusam de outras pessoas. Essas atitudes são geralmente encontradas em psicopatas ou com tendência a cometer atos criminosos.

Considera-se que os homens poderiam ter uma maior propensão a esse tipo de transtorno, uma vez que está relacionado socialmente a traços de agressividade e violência. No entanto, a falta de pesquisa sobre a condição não permite ter estatísticas bem fundamentadas.
Como identificar um quadro de TPAS nas pessoas?

Esse distúrbio tem dois tipos de agressão: reativa e operativa. É essencial tentar identificar se alguém ao seu redor está manifestando esses tipos de atitudes, para tratá-las a tempo.
A primeira, reativa, refere-se a quando uma pessoa recebe um golpe ou uma agressão e, em resposta, “devolve” o golpe ou a agressão de maneira semelhante.
Já o segundo tipo, operativo, envolve um impulso de natureza psicopática. A pessoa pensa em causar dano apenas porque pode receber um benefício ou está satisfeita em realizar essa ação. Comumente não há emoção envolvida.

Ela pode realizar qualquer ação que envolva violência extrema ou até mesmo a morte, sem sentir nenhum tipo de empatia ou medir a extensão das consequências de seus atos.
Um dos problemas reconhecidos pelos especialistas em saúde mental é que não há métodos de pesquisa suficientes para identificar os sintomas da TPAS em jovens ou mesmo crianças a tempo, para que o tratamento apropriado possa ser aplicado antes da vida adulta.
Transtornos mentais
- Sentir muito medo de ser julgado é sintoma forte de tipo de transtorno mental
- Transtorno de personalidade: 10 tipos e como cada um deles afeta o paciente
- Uma condição ginecológica pode aumentar chances de transtornos mentais
Original Author: María Fernanda Sánchez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/maria-fernanda-sanchez
Original ID value: 218333
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/218333/desafiar-las-reglas-puede-ser-sintoma-de-un-trastorno-de-la-personalidad-conoces-el-tap