Os últimos dentes permanentes que nascem na arcada dentária são os dentes do siso. O surgimento desses dentes pode ser algo simples ou extremamente incômodo dependendo do espaço disponível na boca para sua acomodação.
Leia também
Transformações no sorriso dos famosos: veja antes e depois quem arrumou os dentes
4 tratamentos para dentes e gengiva capazes de transformar seu sorriso
Óleo de coco é truque caseiro de famosas para clarear os dentes
O cirurgião buco-maxilo-facial, Dr. Alessandro Silva, explica que nem sempre a extração do dente do siso é necessária. “Em alguns casos, a “erupção” do dente do siso nem chega a acontecer”, afirma.
Riscos
Se não houver espaço, o dente do siso pode acabar “empurrando” os outros / Crédito: Thinkstock
Segundo o especialista, se não houver espaço suficiente na boca para o nascimento do dente do siso, pode haver um desalinhamento dos outros dentes. “O siso vai empurrar os outros dentes para poder nascer, o que prejudica a mordida e até mesmo a estética dos dentes, que podem ficar apinhados (uns por cima dos outros)”, completa.
Além disso, o dente do siso oferece outro risco: a cárie. De acordo Silva, mesmo que ele não tenha nascido, a cárie pode atingir esse dente por meio da penetração de bactérias presentes na gengiva inflamada.
Tirar ou não
A decisão de tirar ou não o dente do siso deve ser feita por um especialista a partir da análise de um exame de raio-X, que vai mostrar a forma e a posição dos dentes do siso. “É mais frequente a retirada do siso aos 17 anos, quando os dentes estão mais alinhados. Contudo, isso varia de um caso para o outro”, afirma Oliveira.
Se não houver espaço hábil para o crescimento do dente, o mais indicado é removê-lo por meio de uma pequena cirurgia. “O dentista avalia se é necessário extrair os dentes inferiores e superiores do lado esquerdo e direito ou apenas algum deles”, diz ele.
Para tirar o dente do siso o especialista faz uma pequena cirurgia / Crédito: Thinkstock
Pós-operatório
“A retirada do siso nada mais é do que um procedimento cirúrgico. Por isso, a indicação é de que o paciente fique de repouso por pelo menos três dias”, explica o especialista. Alimentos muito quentes, sólidos e de difícil mastigação devem ficar de fora do cardápio do paciente nos primeiros dias.
Inchaço
Uma das principais preocupações em relação ao pós-operatório da extração do dente do siso é o inchaço da área. O cirurgião esclarece que o inchaço é natural e tudo vai depender da posição do dente e de como foi realizado o procedimento cirúrgico. “Quando há remoção do osso, a chance de traumatizar o tecido mole e a área ficar mais inchada é maior”, afirma.
Limpeza
Segundo Oliveira, a escova de dente pode ser usada normalmente para a higienização bucal, exceto na região onde a cirurgia foi realizada.