As sequelas do coronavírus são motivo de preocupação, e já foi comprovado que a doença afeta não só o sistema respiratório, mas o corpo como um todo. Agora, um novo estudo mostra que pacientes que contraíram a Covid-19 apresentaram maior risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.
Covid-19 aumenta chances de desenvolver diabetes
O estudo, publicado recentemente no periódico científico Plos Medicine, coletou dados de dois grupos, um composto por pessoas que testaram positivo para a doença, e outro com indivíduos que não tiveram contato com o vírus. Cada núcleo contou com cerca de 428 mil pessoas.
A pesquisa mediu a incidência das complicações causadas pela Covid-19 em três fases, sendo elas:
- Aguda, até quatro semanas do diagnóstico;
- Pós-aguda, de 5 a 12 semanas do registro da infecção;
- Longa, de 13 a 52 semanas.
Então, os estudiosos avaliaram o surgimento de diabetes ou doenças cardíacas nos três períodos.
A pesquisa mostrou que pessoas com Covid-19 tiveram 81% mais diagnósticos de diabetes na fase aguda da doença, e o risco da incidência permaneceu em 27% até três meses após a infecção em comparação com o grupo de controle. Após 12 semanas, o índice de diagnósticos de diabetes passou a cair.
Quanto às doenças cardiovasculares, a Covid-19 também foi associada a um aumento de seis vezes nos diagnósticos, em especial no desenvolvimento de embolia pulmonar e arritmia cardíaca. Esse risco permanece por até três meses.
A relação da Covid-19 com complicações como diabetes já foi estudada em outras pesquisas. As descobertas atuais fazem com que os cientistas defendem uma orientação mais direcionada por parte dos médicos às pessoas que enfrentaram o coronavírus.
Além disso, os especialistas recomendam uma vida ativa, alimentação saudável e prática de exercícios físicos para evitar o surgimento da diabetes.
Diabetes: Informações importantes
5 sinais de que você pode ter pré-diabetes: o que fazer para evitar a evolução da doença
Sintomas de diabetes são invisíveis: 10 que ninguém associa com a doença