Costas doendo com frequência pode ser sinal de propensão a ataque cardíaco: entenda

Dor nas costas é um problema que, mais cedo ou mais tarde, praticamente todos têm. Geralmente, este mal está associado com desconforto muscular. Mas, também pode ser um forte indício de que algo não anda bem com a saúde do organismo.

Um estudo da Universidade de Sydney, na Austrália, revelou que a dor nas costas que dura mais de três meses é um indicador de que sua vida pode terminar prematuramente devido a alguma doença cardiovascular.

Riscos da dor nas costas

Os pesquisadores analisaram dados de 4 mil e 300 casos de gêmeos dinamarqueses com mais de 70 anos que morreram antes de 2014. Eles examinaram a causa da morte, bem como os registros médicos, e descobriram que 95% dos indivíduos que morreram de uma doença cardíaca relataram dores intensas nas costas.

Os cientistas explicaram que a dor nas costas, apesar de não ser a causa da morte em si, é um indicador de que o estilo de vida que estes indivíduos levavam não era saudável e exigia uma mudança de hábitos.

Dor nas costas pode estar relacionada a riscos de ataque cardíaco

De acordo com a pesquisa, aqueles que sofrem dores nas costas constantes têm 13% mais chances de morrer prematuramente de um ataque cardíaco.

Para evitar a morte prematura, os médicos recomendam mudar o estilo de vida em caso de dor nas costas frequente. Isso significa alterar a dieta, exercitar-se mais e não passar muito tempo sentado, além de consultar um médico ou especialista para a realização de exames regulares.