O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Geralmente relacionada à presença de alguns tipos de vírus HPV, o câncer de colo de útero ocorre quando há uma mutação genética nas células da região.
Sintomas do câncer de colo do útero
Geralmente, o câncer de colo de útero não apresenta sintomas claros e costuma apenas ser descoberto em exames de rotina, como o de Papanicolau, mas a doença, em casos mais avançados, pode dar sinais nada óbvios, como:
- Dores nas pernas
- Dores nas costas
- Dores pélvicas nas relações sexuais
- Alterações nos hábitos urinários ou intestinais
- Perda de peso sem motivo aparente
- Sangramento vaginal entre as menstruações
- Corrimento vaginal anormal
Corrimento vaginal e câncer
Geralmente, uma secreção saudável não tem cor, nem cheiro. Mudanças no corrimento vaginal podem indicar que algo está errado com a saúde íntima, no caso do câncer de colo de útero isso se manifesta através de três aspectos: mau cheiro, presença de manchas de sangue e coloração amarronzada.
O câncer desencadeia um corrimento vaginal, especialmente devido a morte de algumas células. Além disso, outros sinais que o corrimento pode assumir e indicar a presença da doença é uma coloração castanha, com presença de sangramento.
Câncer de colo de útero
- Como prevenir câncer no colo do útero: 3 passos
- HPV sempre causa câncer de colo de útero?
- 7 sintomas que podem indicar câncer no colo do útero