Ao notar que algo diferente vazou na calcinha, muitas mulheres preferem nem saber o que é. Mas pode ser o organismo tentando mandar um sinal de alerta. Dependendo da cor, do cheiro e da textura, cada corrimento vaginal tem o seu significado.
Alguns deles são normais e indicam que a mulher está saudável. Neste caso, o nome correto é secreção vaginal. É um fluido que pode ser incolor ou esbranquiçado, com textura aquosa. Não traz nenhum tipo de odor ou irritação.
Tipos de corrimento vaginal
Caso o vazamento apresente qualquer outra coloração que não seja transparente ou esbranquiçada, pode ser sinal de algo mais grave. A ginecologista Luciana Deister explicou em seu Instagram o que a cor do corrimento vaginal quer dizer sobre sua saúde:
- Marrom ou cor de sangue escuro: Pode ser sinal de câncer do endométrio, ou apenas uma irregularidade no ciclo menstrual.
- Amarelo semelhante ao pus: É a característica típica do corrimento causado pela gonorreia.
- Amarelo esverdeado com bolhas e mau cheiro: Sintoma da tricomoníase, uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns em mulheres.
- Amarelo acinzentado fluido, com odor forte: Pode indicar vaginose bacteriana, que é a concentração excessiva de bactérias na vagina.
- Branco esverdeado espesso: É o sinal da famosa candidíase, infecção vaginal causada por fungos.
- Rosa: Fluxo vaginal pós-parto, comum nos primeiros dias do puerpério.
Ao identificar alguma dessas cores, marque uma consulta ginecológica e observe as características do corrimento, que serão importantes para facilitar o diagnóstico. Para a Dra. Luciana Deister, é uma questão de conhecer o próprio corpo e prestar atenção aos seus sinais.
https://www.instagram.com/p/BxAqrm9FsHB/