Se algum dia seu filho, amigo ou parceiro chegar em casa reclamando de dores de cabeça, enjoos e sinais de embriaguez e jurar que não ingeriu uma gota sequer de álcool e que apenas comeu um prato de macarrão ou doce, talvez você deva acreditar.
Isso, claro, se ele for diagnosticado com uma rara síndrome que faz com que a pessoa fique bêbada ao consumir carboidratos.
Chamada de síndrome da fermentação intestinal, a condição ainda é pouco conhecida até mesmo pelos médicos e faz com que o excesso de leveduras no intestino transforme carboidratos em álcool.
É possível ficar bêbado comendo carboidrato

A embriaguez causada pelo consumo de carboidratos é uma condição muito rara e que ocorre quando o paciente apresenta em seu intestino delgado um crescimento exagerado de leveduras, um tipo de fungo, que produz etanol.
Quem sofre com a síndrome da fermentação intestinal normalmente tem seu meio intestinal afetado por uma quantidade exacerbada de fungos (cerca de 400% a mais que o normal), geralmente da cepa Saccharomyces cerevisiae, conhecida como “levedo de cerveja”.
Por ser uma síndrome pouco comum, não existe na literatura científica estudos que indiquem quantas pessoas no mundo sofrem com o problema.
Saúde e alimentação
- Não consegue comer arroz integral? 6 jeitos de deixar o branco mais saudável
- Inclua mais ferro na sua alimentação para ter energia e perder peso: 15 fontes
- Por que comer comida industrializada pode te deixar doente (e gorda!)