A cardiomegalia, popularmente conhecida como doença do coração grande, é caracterizada pelo inchaço e aumento do tamanho do órgão que, consequentemente, resulta em uma maior dificuldade em bombear sangue para todo o corpo com a força necessária.
A condição é mais comum entre idosos, mas também pode afetar pessoas de qualquer idade, inclusive crianças com problemas cardíacos. O inchaço no coração é grave e pode levar à morte. No entanto, a doença pode ser tratada e curada se diagnosticada precocemente.
Sintomas de inchaço no coração
Os sintomas de cardiomegalia podem ser bastante sutis e atrasar um diagnóstico certeiro. É importante, portanto, conhecer o quanto antes os principais sinais, que são:
- Tontura
- Falta de ar
- Fraqueza
- Cansaço excessivo
- Desmaios
- Palpitações cardíacas
- Aumento da pressão arterial
- Inchaço nas pernas
- Tosse seca (especialmente no período noturno)
Inchaço no coração: diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da cardiomegalia pode ser obtido através eletrocardiograma e raio-x, que identificam o grau de insuficiência cardíaca.
O tratamento para doença que causa inchaço do coração é feito com medicamentos diuréticos e reguladores de hormônios para controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos, que melhoram o funcionamento do órgão.
Transplante cardíaco ou cirurgia para refazer a estrutura do coração podem ser necessários apenas em casos mais graves da condição.
Saúde do coração
- Dificuldade em pegar no sono põe mulheres sob risco de 2 condições graves
- Dor no peito: o que pode ser? 7 condições estão por trás do incômodo
- Sentir dor no ombro pode ser sinal de doença cardíaca e mais 2 problemas