As compressas quentes e frias são métodos antigos para aliviar dores e desconfortos, além de tratar lesões. Saiba mais sobre a utilidade e o modo de realizar este tipo de tratamento:
Leia também
Exercícios feitos em casa podem aliviar a dor nas costas
Dor no quadril: o que pode ser?
Torcicolo: como evitar e tratar em casa
Compressa fria: quando usar?
A compressa fria é ideal após quedas, pancadas ou lesões nas articulações. A recomendação é que seja feita durante as primeiras 48 horas após o acontecimento. Os traumas deste gênero podem romper vasos e por isso formar hematomas. Quando tais vasinhos são submetidos às baixas temperaturas da compressa, sofrem espasmos e se contraem, diminuindo o fluxo dos fluídos. Deste modo, o local lesionado se recupera com mais facilidade.
Compressa quente: quando usar?
Já a compressa quente é ideal para situações infecciosas e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma sem tratamento prévio. A água quente, ao contrário da fria, dilata os vasos, aumentando o fluxo sanguíneo. Tal efeito pode conter o processo inflamatório, pois uma maior quantidade de sangue correndo nos vasos purificam os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região lesionada.
Compressa quente alivia dores
A compressa quente também funciona como relaxante muscular. É ideal para tratar dores como torcicolos e desconfortos musculares. Outra forma de uso é como compressa para aliviar cólicas abdominais, como as do período menstrual.
Como fazer compressas
As compressas podem ser feitas com bolsas térmicas específicas ou ainda com toalhas ou embalagens plásticas. É importante, entretanto, lembrar-se de não deixá-las diretamente em contato com a pele, sempre usando um pano leve para proteger a região e evitar queimaduras. Além disso, a cada 15 minutos de compressa, é interessante fazer uma pausa.
Contra-indicação de compressas
As compressãs são contra-indicadas nos casos de peles ou lesões muito sensíveis. Antes de optar por essa forma de tratamento térmico, consulte seu médico e receba indicações profissionais.