Como saber se o que está te engordando é problema na tireoide ou não

Se você notou aumento de peso recente mesmo mantendo uma alimentação balanceada e sem alterar a rotina de exercícios é importante ficar atento e avaliar se os quilos extras não estão relacionados a algum problema de saúde.

Condições que afetam a tireoide costumam ser as mais comuns entre pessoas que engordam aparentemente sem motivos. Como a glândula é responsável pela produção de hormônios que mantém o equilíbrio de todo o organismo, uma disfunção pode realizar uma verdadeira bagunça no corpo.

Como a tireoide influencia no seu peso

iStock

O hipotireoidismo, por exemplo, é uma condição caracterizada pelo mau funcionamento da tireoide. Ele é diagnosticado quando a glândula deixa de produzir hormônios suficientes para suprir as necessidades do organismo e provoca lentidão no metabolismo – que atrapalha a queima de gordura –  e constipação, fatores cruciais para o controle e perda de peso.

Diversos fatores podem desencadear o hipotireoidismo, como doenças autoimunes, radioterapia, deficiência de iodo, uso de determinados remédios e até mesmo cirurgia de tireoide. A doença pode aparecer por um período curto ou longo e pode ser detectada através de exames de rotina.

ShutterStock

Além do hipotireoidismo, uma condição chamada tireoidite de Hashimoto (ou tireoidite linfocítica crônica) também pode te fazer engordar. A doença autoimune é caracterizada por uma falha no sistema imunológico que faz com que o paciente produza anticorpos contra as células da tireoide, causando a destruição ou comprometimento de seu funcionamento.

Como a glândula da tireoide desempenha importante papel na regulação do metabolismo, a doença pode provocar ganho de peso. Os quilos extras, que normalmente variam entre 5 kg e 10 kg, são provenientes do acúmulo de líquido e não de gordura.

Prestar atenção aos sinais que o corpo transmite e consultar um médico são os primeiros passos para solucionar o problema. Somente um especialista poderá pedir os exames necessários, descobrir se o ganho de peso está relacionado a algum distúrbio na tireoide e, consequentemente, indicar o melhor tratamento.

Cuidados com a tireoide