Como indica a própria definição, um mini AVC nada mais é do que uma versão mais “leve” de um Acidente Vascular Cerebral e que normalmente dura alguns minutos.
Tecnicamente chamado de ataque isquêmico transitório, o mini AVC acontece quando o suprimento de sangue que deve chegar a determinada parte do cérebro é interrompido por um breve período.
Sintomas de mini AVC
Como os sintomas de mini AVC nem sempre são óbvios, o problema pode passar despercebido, não recebendo o socorro necessário a tempo. Aprenda a reconhecer os sinais, de acordo com um artigo da Universidade de Harvard:
1. Fraqueza ou dormência de um dos lados do rosto é um dos sinais de mini AVC. Se a movimentação dos lábios está comprometida e a boca parece torta, por exemplo, procure um médico imediatamente.
2. Fraqueza em um dos braços também pode sinalizar um mini AVC. Em caso de suspeita, peça para a pessoa levantar os dois braços ao mesmo tempo. Se um dos lados parece comprometido, busque socorro imediato.
3. O comprometimento da fala também é um sintoma de mini AVC. Se a pessoa está falando arrastado ou “mole”, verifique se o sintoma combina com os demais sinais.
4. Outro possível sintoma de mini AVC é visão reduzida, dupla ou embaçada.
5. Tontura, perda de equilíbrio, dificuldade para caminhar e falta de coordenação nos movimentos podem indicar que uma pessoa está sofrendo um mini AVC.
Em um primeiro momento não é possível diferenciar um mini AVC de um AVC agudo. Portanto, procurar um pronto-socorro assim que surgirem os sintomas é essencial para evitar complicações e iniciar o tratamento indicado para o quadro.
Causas e sintomas de AVC
- Sinais precoces do AVC que todos devem conhecer para evitar sequelas
- Por que o frio aumenta chance de infarto e AVC e quem corre mais risco?
- Pés podem dar sinais de infarto, AVC e mais doenças: teste denuncia risco