Uma maçã por dia mantém você longe do médico, diz um pensamento inglês. A sabedoria popular foi comprovada por um estudo apresentado no congresso da Sociedade Americana de Nutrição.
Ao cruzar dados de doenças cardiovasculares com o consumo de frutas e vegetais, os cientistas concluíram que cerca de 1,8 milhão de mortes em 2010 poderiam ter sido evitadas com o hábito de comer duas maçãs por dia.
Alimentos que protegem o coração
De acordo com a pesquisa, uma em cada sete mortes por doença cardiovascular poderia ser atribuída ao fato de uma pessoa não comer frutas em quantidade suficiente, e um em cada 12 óbitos foi resultado do baixo consumo de vegetais.
Os pesquisadores estabeleceram uma quantidade ideal para o consumo de alimentos saudáveis: 300 gramas de frutas por dia (equivalente a duas maçãs pequenas) e 400 gramas diárias de vegetais – o que corresponde a três xícaras de cenouras cruas.
Benefícios das frutas e vegetais
O simples fato de incluir estas porções na dieta representa um risco menor de sofrer com doenças cardiovasculares. Ao optar por frutas e legumes, a pessoa deixa de consumir alimentos ricos em gordura e sal, vistos como inimigos do coração.
Há outros estudos comprovando que o consumo de duas maçãs por dia ajuda a reduzir os níveis de colesterol graças ao seu alto teor de substâncias antioxidantes.
Já a cenoura , por ser fonte de betacaroteno, é capaz de prevenir o câncer de pulmão.