Como ninguém soube que Susana Vieira estava com câncer até agora?

Após revelar, durante gravação para uma edição especial do Domingão do Faustão (TV Globo), que foi diagnosticada com uma leucemia três anos atrás, a atriz Susana Vieira resolveu abrir mais detalhes sobre seu quadro de saúde em uma entrevista ao Fantástico.

A informação de que a artista estaria lutando contra a doença foi dada originalmente pelo jornalista Léo Dias, do programa Fofocalizando (SBT). Procurada pelo VIX, a assessoria de imprensa da atriz confirmou o quadro, mas afirmou não se tratar de algo novo. “A notícia é verdadeira, mas é algo antigo. Aconteceu há alguns anos”, informou a porta-voz, alegando que Susana recebeu o tratamento e conseguiu controlar o câncer.

Agora, a atriz de 76 anos não só contou como foi o processo de diagnóstico como revelou que estava no ar quando isso ocorreu – mas ninguém percebeu.

Susana Vieira com câncer: como ninguém soube?

Susana recebeu a notícia do câncer em 2015, após uma coleta de sangue levantar suspeitas de alterações. Encaminhada a um hospital de São Paulo, a atriz conta ter feito inúmeros exames para que sua saúde fosse averiguada.

“Quando eu soube que tiraram o líquido da medula [óssea] e deu positivo, a gente foi num hematologista e ele disse assim, friamente: ‘A senhora é portadora de uma doença chamada LLC, Leucemia Linfocítica Crônica.’ Menina, eu não sabia o que era mais pesado: a leucemia, o linfocítico ou o crônico.”

No entanto, para a surpresa da atriz, este tipo de leucemia tem uma evolução mais lenta e branda, o que a possibilitou continuar trabalhando normalmente, sem que houvesse necessidade de pausa para repouso ou tratamento.

“A primeira pergunta que eu fiz pra ele [médico]: ‘Eu vou morrer quando?’ Ele falou: ‘Você vai morrer, sim, mas não necessariamente dessa doença'”, lembrou, acrescentando que não precisou se submeter ao tratamento quimioterápico logo de imediato.

Globo

Ao questionar o especialista sobre o que precisaria deixar de fazer naquele momento, ela ouviu como resposta que poderia levar uma vida comum. “[O médico disse] ‘No momento em que sua imunidade baixar, você vai ter que fazer quimioterapia.’ Eu estava fazendo novela [e perguntei]: ‘Posso gravar novela?’, ‘Pode.'”

Na época, Susana vivia Adisabeba, em “A Regra do Jogo” (2015) e, com o aval do médico, seguiu as gravações. “Eu fiz a dona daquele morro, aí fiz também um ano inteiro daquele programa que me divertia, o Video Show, aquilo foi outra terapia. E eu fiz o seriado ‘Os Dias Eram Assim’ [2017], isso tudo com a doença”, listou.

A necessidade de se submeter à quimioterapia só ocorreu no final de 2017, quando, em uma viagem ao exterior, Susana contraiu uma forte gripe e se viu muito debilitada.

https://www.instagram.com/p/BpLTDJdlCcF/

“Peguei um resfriado, uma gripe horrorosa, e, quando eu entrei no avião, eu estava sem ar nenhum, com muita dor no peito, no pulmão. Cheguei aqui e não conseguia subir a escada da minha casa, sem ar, sem respiração e sem poder andar porque as minhas pernas falharam”, relatou.

A atriz precisou ficar 10 dias internada em unidade de tratamento intensivo, período que Susana define como o mais difícil na luta contra o câncer, e, após isso, iniciou a quimioterapia. O processo, no entanto, não gerou uma queda de cabelo expressiva e, por isso, a atriz continuou podendo manter sua doença em sigilo.

“Eu acho que quando você fica doente, todos nós que somos produtivos e independentes, existe um medo de você ficar dependente, de você precisar de pessoas em volta para te conduzir. Existe medo do desemprego, existe a vergonha de você ficar doente”, justificou sobre sua escolha pelo silêncio.

Leucemia: o que é?

Shutterstock

A leucemia é um tipo de câncer que atinge os glóbulos brancos (leucócitos) e é caracterizado pela reprodução anormal dessas células na medula óssea. Desta forma, ocasiona uma produção insuficiente de células sanguíneas normais.

Conforme explica a hematologista Patrícia Fischer Cruz, essa infiltração leucêmica pode ocorrer em vários tecidos do organismo, como fígado, baço, linfonodos, sistema nervoso e outros.

Tipos de leucemia

A doença é agrupada com base no tempo de evolução e pelos tipos de glóbulos brancos que se proliferam:

  • Leucemia mieloide crônica: afeta células mieloides, se desenvolve lentamente e acontece principalmente em adultos.
  • Leucemia linfoide crônica [tipo de Susana Vieira]: afeta células linfoides e se desenvolve lentamente. A maioria das pessoas diagnosticas com esse tipo da doença tem mais de 55 anos.
  • Leucemia linfoide aguda: afeta células linfoides e agrava-se rapidamente. Esse tipo de leucemia é comum em crianças, mas pode acontecer em alguns adultos.
  • Leucemia mieloide aguda: esse tipo afeta as células mieloides e avança rapidamente. Geralmente, acomete mais adultos do que crianças.

Sintomas

istock

Conforme explica a hematologista, por conta do aumento anormal das células leucêmicas na medula óssea – que é o local da formação das células sanguíneas –, ocorrem algumas deficiências.

O paciente pode apresentar sintomas como:

  • Fadiga
  • Cansaço
  • Febre
  • Perda de peso
  • Dores nos ossos e nas articulações
  • Gânglios linfáticos inchados

Quando afeta o Sistema Nervoso Central, também pode causar dores de cabeça, náuseas, visão dupla e vômitos.

Causas

As leucemias podem acontecer por conta de uma alteração genética não-hereditária, o que acontece no processo de divisão de célula.

Além disso, existem alguns fatores de risco, como: tratamento anterior de câncer, distúrbios genéticos, fumo, exposição a produtos químicos e histórico familiar de leucemia.

Diagnóstico da leucemia

A partir de um quadro suspeito de sintomas, o paciente passa por diversos exames, que podem apontar, por exemplo, uma anemia ou neutropenia (contagem baixa de glóbulos brancos).

É feita também uma coleta de material da medula óssea para estudo imunofenotípico, citomorfológico e citogenético. Por fim, esse recolhimento pode confirmar o diagnóstico.

Tratamento

Com o objetivo de destruir as células doentes, é feito uma associação de medicamentos e, em alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea, até que se obtenha um resultado completo.

Famosos que já tiveram câncer