Como limpar garrafinha de água para evitar contaminação e com que frequência

Embora seja um ótimo instrumento para se manter hidratado, ela pode ser fonte de doenças quando não bem higienizada

Manter-se bem hidratado é fundamental para a saúde, principalmente nos dias mais quentes, e, se tem algo que tem ajudado nessa missão, é a moda das garrafas reutilizáveis. No entanto, ela pode esconder perigos microscópicos quando não é bem higienizada, podendo causar contaminações.

Por isso, é de extrema importância saber limpar bem a garrafinha de água e incluir a limpeza do recipiente à rotina. Veja abaixo a melhor maneira de fazer isso.

Como e quando limpar a garrafinha de água?

Garrafinha de água. (Crédito: rawpixel.com/freepik)

Água e sabão são, basicamente, tudo o que você precisa para higienizar sua garrafinha corretamente. Segundo entrevista da microbiologista Rosana Siqueira ao “Mais Você”, contudo, é importante se atentar à esponja que você irá utilizar para esse trabalho.

O instrumento precisa chegar até o fundo do recipiente e em todos os cantinhos. Além disso, higienize a escova, pelo menos, uma vez por semana, para que ela não seja o foco de proliferação de bactérias.

Com relação à rotina de higienização do recipiente, a também microbiologista Laura Marise afirma que, em um cenário ideal, a garrafinha de água precisa ser lavada diariamente. Ainda assim, um bom cenário seria o de lavar de 2 a 3 vezes por semana, considerando que você use o recipiente apenas para água e que só você consuma nele. Além disso, caso não vá utilizá-la na sequência, é indicado deixá-la secando por completo antes de tampá-la para guardar.

Já se você esqueceu uma garrafinha de água dentro do carro, atenção: “descarte totalmente aquela água e lave antes de usar de novo”, sugere Laura Marise.

Dicas de saúde