Formados por ossos, músculos e tendões, os joelhos são uma das mais importantes articulações do corpo humano. Eles suportam duas vezes o nosso peso quando caminhamos e cinco vezes quando corremos, ficando sujeitos a dores e lesões.
Leia também:
Tecidos sintéticos favorecem infecções; prefira calcinhas de algodão
Excesso de fibras diminui absorção de nutrientes e causa prisão de ventre
Secreção vaginal é normal? Odor forte e coceira podem ser sinal de infecção
Realizar um alongamento adequado antes da prática de atividades físicas é fundamental, bem como resfriar o corpo logo após. Pular esta etapa é uma das principais causas de dores no joelho. Alongue bem o quadríceps e os tendões da perna, segurando cada posição por 10 segundos.
Fortalecimento do joelho
O segundo passo, de acordo com o fisiologista e personal trainer Givanildo Holanda, é fortalecer a musculatura do local. Alguns aparelhos básicos de musculação, como cadeiras extensora e flexora e leg press, são ideais. Atenção: em um primeiro momento os movimentos devem ser feitos com carga moderada e sob a observação de um profissional para que ele ajeite a sua postura. Nada de ir para a academia do prédio sozinha e pegar mais peso do que aguenta!
Tênis ideal para exercícios
Os calçados devem ser substituídos com frequência, pois o uso cotidiano compromete a qualidade do amortecimento. O tênis certo respeita o seu tipo de pisada, que pode ser pronada (ao tocar o chão, a parte interna do pé é apoiada), supinada (o pé toca o chão com a face externa) ou neutra (a elevação do pé ao tocar o chão é uniforme). Dê uma olhada no desgaste da sola dos seus sapatos para saber como você anda.
Durante a caminhada ou corrida, o calcanhar vem sempre primeiro para amortecer o impacto, seguido pela planta do pé, que deve passar inteira pelo solo. Mantenha os joelhos semi flexionados.
Se você começar a sentir dores no joelho, suspenda as atividades físicas e retome-as apenas quando já estiver melhor. Repouse com as pernas elevadas e aplique gelo por 15 minutos quatro vezes por dia. Caso o incomodo não apareça após três dias, procure um ortopedista.