A adoção de comportamentos simples pode ajudar a diminuir os riscos de câncer e resultar em uma significativa redução de mortes relacionadas à doença, aponta um estudo publicado na revista científica Cancer Epidemiology.

De acordo com o trabalho, realizado por pesquisadores da USP e da Universidade de Harvard, com apoio da FAPESP, do total dos casos de câncer anuais no Brasil, pelo menos 114 mil (27% do total) poderiam ser evitados com um estilo de vida mais saudável. Além disso, 63 mil vidas (34% do total) poderiam ser poupadas.
Como reduzir os riscos de câncer

O estudo aponta que as incidências de câncer de pulmão, de laringe, de orofaringe, de esôfago, de cólon e de reto poderiam ser reduzidas pela metade caso fossem eliminados cinco fatores de risco específicos.
Seria possível diminuir as chances de câncer adotando as seguintes ações:
- Parar de fumar
- Evitar o consumo de álcool
- Manter uma alimentação saudável
- Praticar atividades físicas regularmente
- Evitar o excesso de peso

De acordo com diversos trabalhos anteriores, não há nenhuma outra medida capaz de prevenir tantos casos, disse Leandro Rezende, pesquisador da FM-USP e um dos autores do estudo, em entrevista à Agência FAPESP, que completa: a prevenção por meio de modificações no estilo de vida é uma das abordagens mais realistas para o controle do câncer no Brasil.

O tabagismo, responsável por 67 mil casos de câncer e 40 mil mortes ao ano no país, respondeu pela maioria dos desfechos negativos que poderiam ser prevenidos, seguido por excesso de peso (ligado à alimentação não saudável e ao sedentarismo) e pelo consumo de álcool.
Câncer: tipos, causas e tratamentos
- Existe um tipo de câncer que tem sintomas muito parecidos com resfriado
- Câncer no colo do útero dá sintomas nada óbvios: dor nas costas e mais
- Câncer de estômago: 7 sintomas “comuns” que não podem ser ignorados