Como diminuir a cólica menstrual com 5 alimentos anti-inflamatórios indicados por médica

Algumas mulheres sofrem mais do que as outras com cólicas menstruais, e quando a dor aperta, cada uma tem o seu jeito de lidar melhor com o problema. Remédios ajudam, mas também existem formas naturais de amenizar os sintomas.

As cólicas geralmente são causadas pelo aumento de prostaglandina, substância que contrai o útero para eliminar o sangue menstrual. Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, 70% das mulheres em idade reprodutiva sentem as dores e sintomas da dismenorreia.

Alimentos para diminuir a cólica

Para amenizar as cólicas menstruais de maneira natural, a ginecologista Luciana Deister aconselha praticar mais exercícios para estimular a liberação de endorfina, que traz sensação de relaxamento. Mas a alimentação também tem papel importante.

A recomendação é apostar em muitas frutas, vegetais e fontes de vitamina B12, além de outros ingredientes ricos em fibras e minerais como cálcio, potássio e o magnésio, que tem ação anti-inflamatória. A médica listou alguns deles:

Folhas verdes

Vegetais como rúcula, agrião e acelga são boas fontes de magnésio e potássio, que ajudam a aliviar a dor.

Banana

A fruta é rica em potássio, mineral que contribui para amenizar dores musculares e reduz a retenção de líquido.

Semente de abóbora

Apenas 100 gramas de semente de abóbora contêm metade dos valores diários de magnésio indicados para um adulto.

Abacate

O magnésio e as gorduras insaturadas presentes na fruta ajudam o corpo se preparar para os sintomas da cólica menstrual.

Chocolate amargo

O chocolate é uma importante fonte de magnésio e ainda libera serotonina, hormônio que relaxa o organismo.

Suplementos de ômega 3, como o óleo de peixe, também podem ajudar a aumentar o potencial anti-inflamatório do organismo contra os sintomas da cólica. Durante o período menstrual, a ginecologista sugere tomar bastante água e diminuir a quantidade de sal e bebidas com cafeína.

https://www.instagram.com/p/BwpviuaFKQd/

Cólicas menstruais