Como anda sua higiene bucal? Descubra se você está cuidando da sua boca do jeito certo

por | dez 14, 2016 | Saúde

Se para você uma escovação correta significa movimentos fortes e intensos, com pressão e bastante espuma, é melhor rever os seus conceitos.  Escovar os dentes com muita força pode prejudicar a saúde da região ao provocar, por exemplo, desgaste da raiz do dente ou retração gengival, problema em que as gengivas se retraem, ou seja, “encolhem” em direção à raiz do dente, podendo levar a dentina exposta. Para se livrar de riscos como esse, descubra o jeito certo de cuidar da sua higiene bucal: 

Passo a passo da higienização bucal

Faça a escovação

istock

Uma boa escovação remove a placa bacteriana da parte da frente e de trás dos dentes e da língua. O ideal é que o processo seja feito sempre após as refeições e dure cerca de dois minutos para conseguir alcançar os dentes inferiores e superiores, da frente e de trás da boca. Posicione a escova  num ângulo de 45º, direcionando as cerdas para o espaço entre o dente e a gengiva. Faça movimentos circulares, por cerca de 10 segundos, em todos os dentes. Depois, com a escova no sentido vertical, escove aparte interna dos dentes e por fim, faça movimentos de vai e vem para limpar as superficieis de mastigação dos dentes.

Opte pelas escovas de dente de cabeças pequenas e cerdas macias e não exagere no creme dental. Uma quantidade próxima ao tamanho de um grão de feijão já é o suficiente para fazer a limpeza.

Passe fio dental

shutterstock

O ideal é utilizar o fio dental, pelo menos uma vez ao dia após a escovação, para remover a placa bacteriana entre os dentes. Enrole, aproximadamente, 40 centímetros do fio e o segure entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslizando-o levemente entre os dentes. Passe delicadamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Depois, utilize um novo pedaço de fio dental para cada dente, assim, você não leva a placa bacteriana de um lugar para o outro.

Use enxaguatório bucal

Para completar a higienização da boca, após a escovação e o fio dental, use um enxaguatório bucal e faça um bochecho por 30 segundos. Como o fio dental e escova de dente, alcançam apenas 25% da área da boca, utilizar o enxaguatório bucal é fundamental, já que ele atinge os outros 75% e ajuda a eliminar as bactérias que causam placa, gengivite e mau hálito.

* Kerr WJS, Kelly J, Geddes DAM. The areas of various surfaces in the human mouth from nine years to adulthood. J Dent Res. 1991;70(12):1528-1530.

LISTERINE® Cuidado Total ZERO™ promove uma boca mais saudável em apenas 2 semanas* e tem sua eficácia clinicamente comprovada. Confira mais no site da marca.

*vs somente escovação/dados em arquivo