Comer maçã à noite faz mal ou funciona bem como ceia? Apesar de frutas serem sempre consideradas saudáveis, às vezes elas nos pregam peças e o lanchinho aparentemente inofensivo se torna um sabotador da dieta. Para desvendar esse assunto, conversamos com a nutricionista funcional e esportiva Giovana Canno, veja a seguir o que ela nos disse.
Maçã faz bem para a saúde?
A fruta contém nutrientes e propriedades que fazem maravilhas pela saúde, como vitamina C e do complexo B, que auxiliam na prevenção e combate de doenças do sistema nervoso, como doença de Parkinson e Alzheimer.
A composição ainda é antioxidante, combatendo os radicais livres que oxidam células saudáveis, o que também ajuda a evitar doenças como o câncer e a diabetes.
Entre outros benefícios de comer maçã antes de dormir, há sua ação cicatrizante que alivia problemas digestivos como gastrite, azia e úlceras.
Emagrece ou engorda?
De acordo com a nutricionista funcional e esportiva Giovana Canno, a maçã é um alimento de baixo índice glicêmico porque sua casca é rica em fibras. Esse tipo de carboidrato ajuda a emagrecer pois é digerido aos poucos, sem causar grandes picos de açúcar no sangue, que estão ligados ao acúmulo de gordura abdominal e à perda de massa magra.
O alimento também é bom para comer antes de dormir para não engordar, pois sua casca contém pectina, uma fibra que controla a glicemia e ainda é digerida lentamente, prolongando saciedade e afastando a fome. Mas, para obter esses benefícios é preciso comer essa fruta sem descascá-la.
As fibras ainda regulam o intestino e, consequentemente, eliminam toxinas e reduzem a sensação de inchaço. Porém, vale lembrar que o consumo deve ser associado à ingestão de ao menos 2 litros de água por dia para que o efeito benéfico seja obtido.
Tira o sono?
A maçã à noite é bom porque ajuda a dormir melhor, visto que a fruta possui propriedades que regulam hormônios que em excesso atrapalham o sono, como o cortisol. “O ideal é comer até uma hora antes de deitar, a fim de evitar desconfortos gástricos e azia”, ressalta Giovana Canno.
Em que casos pode ser ruim?
O consumo da maçã na ceia só engorda e causa males caso sejam consumidas muitas unidades de fruta. “Tudo em excesso é prejudicial dentro de um plano nutricional balanceado. O ideal é comer uma maçã média por dia, com aproximadamente 70 gramas. Mas, para uma alimentação ainda mais saudável, o correto é consultar um nutricionista, que poderá indicar as quantidades precisas para cada pessoa”, enfatiza Giovana Canno.
Propriedades e benefícios da maçã
- Maçã verde emagrece mais que vermelha e evita doenças; saiba consumir
- Farinha de maçã emagrece e faz bem para a saúde: aprenda a preparar
- Truque de Letícia Birkheuer: maçã com gengibre acaba com gordurinhas