Comer fora é o mesmo que consumir doses extras de gordura, sódio e colesterol, diz estudo

Quem está de dieta – ou apenas quer cuidar da saúde – deve evitar restaurantes, mesmo aqueles que não são do tipo  fast-food. Segundo um recente estudo norte-americano, as refeições servidas nesses locais têm mais calorias, gorduras e outras substâncias indesejadas no prato de quem quer emagrecer.

Leia também
5 alimentos que mais têm gordura trans
É possível engordar menos após pisar na jaca? Nutricionista da Karina Bacchi ensina os 6 passos
5 piores alimentos para perder peso no café da manhã

O estudo

A pesquisa, realizada pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, avaliou tanto os restaurantes do tipo fast-food – que têm má fama quando o assunto é alimentação saudável – quanto restaurantes tradicionais, que oferecem pratos dispostos no cardápio.

Para isso, foram analisados dados de mais de 18.000 adultos. Entre os quesitos avaliados estavam o consumo diário de calorias e de 24 nutrientes e ainda o hábito de ir a restaurantes ou comer comida caseira.

Fast-food

Os pesquisadores descobriram que fazer as refeições em lanchonetes ‘express’ leva a um acréscimo de 190 calorias, 10 gramas de gordura, 10 mg de colesterol e 297 mg de sódio na alimentação diária.

Restaurantes comuns

Já os restaurantes à la carte oferecem à alimentação diária mais 186 calorias, 9 gramas de gordura, 57 mg de colesterol e 411 mg de sódio.