Qual a diferença entre cólica renal e cólica intestinal? A resposta, a princípio, poderia parecer óbvia, já que a primeira afeta os rins e, a segunda, o intestino. Ambas, no entanto, podem causar fortes dores abdominais. Entender a diferença entre as duas condições é importante para iniciar o tratamento adequado.
Cólica intestinal
A cólica intestinal, de acordo com informações do site médico Healthline, é caracterizada por uma dor semelhante à cãibra, que se origina no intestino delgado ou grosso, e é provocada por um bloqueio que impede a passagem de alimentos e líquidos pelo corpo.
Causas
O quadro é resultado de um bloqueio no órgão, que pode ser causado por fatores como desordens intestinais inflamatórias, constipação, divertículos inflamados ou infectados e até mesmo tumores cancerosos.
Sintomas
Além de dores abdominais, a cólica intestinal pode vir acompanhada de sintomas como: dificuldade em eliminar gases, vômito, perda de apetite e distensão abdominal.
Tratamento
O tratamento para combater cólicas intestinais visa aliviar as dores causadas pela condição. O médico, neste caso, indicará o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.
Apostar em um cardápio rico em fibras, evitar a ingestão de alimentos ricos em gordura e manter o organismo hidratado bebendo bastante água diariamente são medidas simples que ajudam a diminuir os riscos de surgimento de cólica intestinal
Cólica renal
A cólica renal é caracterizada por uma intensa dor na região abdominal lateral que pode chegar a irradiar para a área virilha, afirma Dr. Antonio Monteiro da Fonseca Neto, urologista do Hospital Santa Cruz.
Segundo o médico, a cólica renal resulta de uma obstrução parcial ou total do ureter, um tubo muscular longo que liga cada rim à bexiga. Esta obstrução é causada em geral por cálculos (pedras) que se formaram nos rins.
Causas
A cólica renal é mais comum entre os homens, principalmente quando apresentam história familiar prévia. Além disso, a condição está associada a quadros de obesidade, baixo consumo de água e ingestão excessiva de sal e proteínas de origem animal.
Sintomas
De acordo com informações do site médico Healthline, os principais sintomas da cólica renal incluem:
- Dor intensa do lado do corpo, entre as costelas e o quadril
- Dores na parte inferior do abdômen
- Dor que se espalha para as costas ou virilha
- Náusea ou vômito
- Dor ao urinar
- Sangue na urina
- Urina com cheiro ruim
- Necessidade urgente de urinar
- Urinar mais ou menos do que o habitual
- Febre e calafrios (em caso de infecção)
Tratamento
Para aliviar dores causadas pela cólica renal o paciente é orientado pelo médico a fazer uso de remédios anti-inflamatórios e analgésicos. Pedras menores que 5 mm, segundo o urologista do Hospital Santa Cruz, costumam ser eliminadas espontaneamente. As maiores podem ter mais dificuldade de chegarem até a bexiga, mesmo com melhora da cólica.
Quando os cálculos não são naturalmente eliminados, há necessidade de intervenção para a remoção de pedras por cirurgia endoscópica, um procedimento considerado minimamente invasivo.
Cólica renal e intestinal: diferenças
Onde dói
A cólica renal é caracterizada por dor intensa do lado do corpo, entre as costelas e o quadril, na parte inferior do abdômen e que pode se espalhar para as costas ou virilha.
Já a cólica intestinal pode ser identificada pela dor na região abdominal, que surge de forma menos intensa do que o desconforto provocado pela cólica renal.
Tipos de cólicas: o que significam
- Sentir cólica durante ou após o orgasmo é realidade de muitas mulheres
- Cólicas e fezes escuras não devem ser ignoradas: pode indicar câncer
- 4 sinais de que a cólica menstrual não está normal e você deve ir ao médico