Apesar de parecer um problema banal e, em muitos casos, passageiro, uma coceira no ouvido pode indicar condições diferentes de saúde, especialmente se forem frequentes e acompanhadas de outros sintomas, como inchaço, vermelhidão e até mesmo secreção na região.
Coceira no ouvido: o que pode ser
Dermatite de contato
Também chamada de eczema de contato, a condição é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar alergia. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite, neste caso, aparece após exposições a um produto ou substância, como brincos com níquel, cremes, tintura de cabelo, entre outros.
A reação alérgica provocada pela dermatite de contato no ouvido pode causar coceira, lesão vermelha, inchaço, presença de pequenas bolhas ou crostas, além de secreção e rachaduras dolorosas da pele. O tratamento vai depender da extensão e da gravidade do quadro e pode incluir uso de medicações via oral ou injetável.
Psoríase
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os sintomas de psoríase, que também pode afetar a região do ouvido, normalmente incluem: manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas, pele ressecada e rachada, além de coceira, queimação e dor
Otite
A coceira no ouvido pode ser sinal de uma infecção causada por bactérias e vírus, geralmente em quadros de resfriado ou gripe, por exemplo. O problema pode ocorrer ainda após permanecer muito tempo na água, como na piscina, pois a umidade excessiva desgasta a camada natural de defesa do canal auditivo contra os germes.
Acúmulo de cera
Apesar de servir como barreira protetora o ouvido, a cera produzida pelo organismo, em excesso, também pode causar coceira e até afetar a audição de uma pessoa. Tentar remover a cera com cotonete ou outros objetos pode irritar o canal auditivo e empurrar a cera mais para trás, causando um bloqueio e, consequentemente, uma infecção.
Alergia alimentar
Uma reação alérgica a um determinado tipo de alimento também pode causar coceira no ouvido. As alergias mais comuns estão relacionadas a comidas como nozes, leite, trigo, soja e frutos do mar.
Pele seca
Quem sofre de pele seca demais também pode experimentar episódios de coceira no ouvido. O desconforto ocorre quando os ouvidos não produzem cera o suficiente e a pele da região, sem lubrificação, descama e coça.
Coceiras no corpo: o que pode ser?
- Coceira na palma da mão e no pé podem ser sinal de doença no fígado
- Coceira que não passa e forma lesão é sintoma de câncer comum no Brasil
- Coceira intensa no terceiro trimestre de gravidez pode ser sinal gravíssimo