Aqui no Brasil ele é proibido, mas não é difícil encontrar um cigarro eletrônico, usado principalmente por quem quer parar de fumar. O dispositivo funciona como uma forma de oferecer a nicotina ao fumante, sem os outros milhares de substâncias nocivas do cigarro comum. Mas apesar de ter sido como mocinho inicialmente, um novo estudo, publicado no New England Journal of Medicine, mostrou que o aparelho pode ainda mais prejudicial para a saúde que o fumo tradicional, aumentando em até 15 vezes o risco de câncer.
Leia também
Como não engordar depois de largar o cigarro
5 motivos para largar o cigarro
Alimentos que ajudam a parar de fumar
Câncer e cigarro eletrônico
Os perigos descobriram que 3 miligramas do vapor do cigarro eletrônico aquecido em alta voltagem podem gerar 14 miligramas de formaldeído, uma substância sabidamente cancerígena. Essa substância também está presente no cigarro, mas em menores quantidades. Um maço de cigarros tem cerca de 3 miligramas.
Ação do formaldeído
O propilenoglicol, o líquido mais comumente usado nos cigarros eletrônicos, é o responsável pela formação do formaldeído. Esse gás de cheiro forte, de acordo com American Cancer Society, está ligado ao aparecimento de alguns tipos de câncer (leucemia e tumores de garganta e nariz) em humanos.
Principais tratamentos para parar de fumar

Adesivo de nicotina
Uma das maiores dificuldades do organismo dependente da nicotina é ficar sem a substância. O adesivo deve ficar grudado na pele 24 horas por dia, liberando a nicotinaaos poucos.

Chiclete de nicotina
Diferente do adesivo, o chiclete deve ser mascado apenas quando vier a vontade de fumar. O efeito é obtido após a mastigação e a liberação de um gosto amargo. Em seguida, ele deve ser colocado entre a bochecha e a gengiva para que a substância entre aos poucos na circulação sanguínea e diminua a necessidade do cigarro.

Remédios para parar de fumar
A Bupropiona e a Vareniclina devem ser recomendados por um especialista de acordo com cada caso. Enjoos, boca seca, insônia, feridas na boca e soluços constantes são efeitos colaterais.

Acupuntura
O paciente deve passar por uma consulta onde todo o seu histórico psíquico e comportamental será investigado. O tratamento através da Medicina Tradicional Chinesa pode levar até três anos.