Refrigerante, chá de boldo, colher de azeite…É hora de aposentar essas e todas as outras receitas para curar ressaca que você já ouviu. Isso porque a ciência descobriu que a pera, uma das frutas mais comuns aqui no Brasil, pode ser o melhor remédio para diminuir os efeitos do álcool no corpo.
Leia também
Calorias das bebidas alcoólicas: como seu drink preferido detona sua dieta
Bebida alcoólica prejudica mais o corpo da mulher que o do homem
Banho gelado corta o efeito do álcool?
Suco de pera contra ressaca
O estudo realizado pela CSIRO, uma agência governamental australiana de pesquisa industrial, avaliou os efeitos da pera asiática sobre a ressaca. Para isso, os pesquisadores dividiram os participantes da pesquisa em grupos que tomaram suco de pera ou que tomaram bebidas com efeito placebo, ou seja, sem qualquer ação sobre a ressaca.
Como resultado, eles descobriram que comer uma pera bem suculenta ou tomar seu suco pode reduzir a perda de memória, aumentar concentração e diminuir a quantidade álcool no sangue. Há também diminuição da sensibilidade à luz e ao som. A melhora é de aproximadamente 20%.
Segundo os responsáveis pela pesquisa, substâncias presentes na fruta agiriam sobre determinadas enzimas, acelerando o metabolismo do álcool.
Como consumir
De acordo com os responsáveis pelos achados, o jeito certo de consumir a bebida ou comer a fruta é antes de começar a ingerir bebidas alcoólicas. Não há nenhuma evidência de que comer a pera depois de começar a beber ou durante a ressaca melhore o quadro. Se você optar pelo suco, beba 220 ml.