Choque tóxico causado por absorvente interno deixou mãe em coma: onde ela pode ter errado?

por | jun 30, 2016 | Saúde

A Síndrome do Choque Tóxico é uma doença rara que causa uma proliferação de bactérias muito perigosa. A preocupação é maior principalmente entre as mulheres, que utilizam absorventes internos, um dos causadores da doença. A inglesa Deborah Usher sente as consequências da enfermidade, que teve há 4 anos, até hoje. Entenda qual pode ter sido a causa do problema.

Leia também
Modelo tem perna amputada por causa de doença causada por absorvente interno
Absorvente interno: choque tóxico, químicos e outras polêmicas desvendadas
Menina morre por doença grave causada por absorvente interno

Síndrome do choque tóxico: entenda o caso de Deborah Usher 

Uma gripe comum, simples de curar. Foi isso que Deborah Usher, uma inglesa de 27 anos, pensou quando começou a sentir os sintomas de uma doença bem mais séria. No momento em que eles se tornaram mais fortes, ela foi ao hospital e descobriu que, na realidade, a causa do mal-estar era muito mais séria.

Deborah teve Síndrome do Choque Tóxico, acometimento causado pelo uso de absorventes internos e a consequente proliferação de bactérias. Os médicos precisaram colocar a jovem mãe em coma induzido, mas eles falharam duas vezes ao tentar despertá-la.

Quando ela finalmente despertou, falar, andar, tomar banho e realizar outras tarefas se transformaram em desafios. Deborah também não era capaz de reconhecer sua família ou seu filho de 8 anos, Joshua, ou lembrar de fatos acontecidos poucas semanas antes.

Agora, quatro anos depois, ela reaprendeu a andar e sua memória está melhorando, mas ela ainda tem dificuldade para se lembrar de algumas coisas, como o Natal. “Só consigo me lembrar de qual presente comprei para meu filho quando ele abre a embalagem”, contou ao site Daily Mail. Ela também fica frequentemente confusa e seu sistema imunológico é mais fraco que o normal.

Causas da Síndrome do Choque Tóxico 

Casos como o de Deborah são muito raros, mas potencialmente fatais. O problema é causado por toxinas produzidas pela bactéria Staphylococcus aureus, que está naturalmente presente no corpo da mulher, mas que encontra um meio para crescer em níveis anormais na presença de absorventes internos.

A Síndrome do Choque Tóxico pode acontecer com qualquer mulher e nem todas as causas são evitáveis. Porém, é possível diminuir suas chances de ter a doença tomando alguns cuidados para evitar os fatores de risco:

Muito tempo com o mesmo absorvente 

Vale lembrar que o ideal é trocar o absorvente de 4 em 4 horas, impedindo que haja acúmulo de sangue e proliferação de bactérias.

Absorventes de alta absorção 

De acordo com o Food and Drug Association – órgão norte-americano para regulação de alimentos e medicamentos – uma das causas evitáveis da Síndrome do Choque Tóxico é o uso de tampões de alta absorção. Esse tipo de produto acaba ficando muito tempo no corpo da mulher, o que predispõe a proliferação Staphylococcus aureus e, consequentemente, a doença.

Ler a descrição presente no rótulo, que ajuda a mulher a identificar qual é seu fluxo e qual tipo de absorção do produto (regular, médio, intenso) é um cuidado importante para evitar esse risco.