Alguns ingredientes são aliados das mulheres na hora de regular ou diminuir o fluxo menstrual
Processo natural do corpo feminino, a menstruação pode causar preocupações e desconfortos para mulheres que não têm o ciclo regulado. Medidas naturais, contudo, como o consumo de chás, podem ajudar a contornar problemas relacionado ao período. Mas, afinal, quais são os melhores chás para menstruação desregulada ou até atrasada?
Segundo o ginecologista Cássio Hayashi, infusões naturais podem influenciar positivamente o ciclo menstrual, favorecendo a regulação e até mesmo diminuindo o fluxo em alguns casos.
Conheça abaixo as melhores opções de chá para tomar durante a menstruação, ou até antes do período menstrual dependendo da finalidade:
Chás para menstruação desregulada, atrasada e mais
Chás para menstruação ficar regulada
De acordo com o ginecologista, há diversos chás para regular a menstruação. O profissional indica, por exemplo, infusões de orégano, arruda ou canela como exemplos de ervas e especiarias que agem sobre os hormônios femininos.
Chás para reduzir o fluxo menstrual
O médico indica o uso de ervas com propriedade adstringente para diminuir o fluxo menstrual. Chás de cavalinha, casca de carvalho e pé-de-leão causam contração dos vasos sanguíneos e, consequentemente, reduzem o fluxo.
Existe chás para menstruação descer?
Muito se fala sobre tomar certos tipos de chá quando a menstruação está atrasada. Isso, no entanto, não é algo que especialistas indicam. A menstruação atrasada nem sempre significa que a mulher está grávida, e é algo que pode indicar problemas de saúde, especialmente quando ocorre com frequência.
Sendo assim, é importante não mascarar o sintoma e investigá-lo. Além disso, alguns chás podem provocar efeitos adversos no organismo quando consumidos em excesso, e é contraindicado tomar grandes quantidades visando “incentivar” o fluxo menstrual. Também não há indicação de chás para menstruação parar de descer.
Cuidados com o consumo de chás
Apesar do chá ser uma das bebidas mais populares do mundo, especialistas ainda buscam entender melhor os riscos e benefícios desse consumo. Estudos já apontaram uma série de benefícios ligados a diversos chás, e especialistas ocasionalmente confirmam os efeitos positivos da bebida sobre o bem-estar diante vários contextos. Ainda assim, seu consumo exagerado pode trazer riscos.
Algumas ervas não são indicadas para infusões. O chá de sene, por exemplo, é conhecido por ter propriedades laxativas, mas pode provocar problemas intestinais graves dependendo da tolerância do organismo e da quantidade consumida. Outros chás já apresentaram efeito hepatotóxico e até neurotóxico, segundo a literatura médica.
Indica-se, portanto, ter cautela ao consumir chá por gosto ou em prol de benefícios medicinais. A indicação é de não passar de algumas xícaras por dia, e evitar adoçá-las em excesso. Desaconselha-se tomar chás que prometem emagrecimento. Além disso, é importante consultar um médico quanto ao consumo da bebida para fins relacionados à menstruação.