Chá de gengibre com canela emagrece e queima gordura – mas há risco para 2 grupos

por | dez 28, 2016 | Saúde

Os beneficios do gengibre com canela  são ótimos para quem quer emagrecer e fazer as pazes com a balança. Termogênicos, estes alimentos aceleram o metabolismo e agilizam a perda de gordura. Outra vantagem é a prevenção de doenças inflamatórias, como diabetes, gripe e até mesmo celulite.

Uma boa maneira para aproveitar a mistura é em forma de chá, que se torna um importante aliado para exterminar pneus. Entretanto, é preciso saber qual é a maneira correta de preparo da bebida, assim como seus efeitos colaterais e contraindicações.

Para que serve?

Tanto a canela quanto o gengibre são termogênicos, ou sejam, reduzem toxinas, aumentam o metabolismo e queimam calorias por meio da elevação da temperatura do interior do corpo.  Isso auxilia na perda de medidas de forma rápida.

iStock

Graças às propriedades do gengibre, o chá também fornece propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reforçar a saúde, pois fortalecem a imunidade e evitam doenças como gripe, dor de garganta, diabete, problemas cardiovasculares e ainda combatem as temidas celulites.

A canela é outro alimento benéfico para quem tem diabetes, já que é hipoglicemiante, ou seja, faz com que o nível de açúcar no sangue seja reduzido. Ainda por cima, este alimento propicia um sabor adocicado à bebida.

Faz mal?

Shutterstock

O gengibre faz mal para alguns grupos de pessoas, assim como a canela. Além disso, o consumo destes alimentos em excesso pode provocar desconforto estomacal, dificuldade de digestão e gases. Para evitar efeitos colaterais, o ideal é consultar um nutricionista para verificar a quantidade indicada de acordo com seu organismo.

Grávidas podem?

Tanto o gengibre quanto a canela não devem ser consumidos por gestantes, já que podem aumentar o risco de problemas para a mãe e para o bebê. A canela está ligada à probabilidade de aborto, principalmente em mulheres que já apresentam pré-disposição para tal. Já o gengibre aumenta a pressão e pode causar eclâmpsia, que é a perigosa hipertensão na gravidez. 

E quem tem pressão alta?

O gengibre é geralmente contraindicado para hipertensos, porque acelera o metabolismo. A propriedade termogênica do gengibre dilata os vasos sanguíneos, podendo interferir e aumentar a pressão arterial. De acordo com a nutricionista Alessandra Carneiro, mesmo quem toma remédio para o problema deve evitar comer esta raiz. 

Porém esta relação é controversa entre os profissionais, já que alguns creem até que ele pode reduzir a pressão, e outros não acreditam na relação entre a raiz e a circulação. Todavia, como não há comprovações certeiras, a melhor opção é maneirar o consumo.

Receita de chá emagrecedor

iStock

Ingredientes

  • 300 ml de água 
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 1 pau de canela

Modo de fazer

Esquente a água até que saiam bolhinhas. Em seguida, desligue o fogo e coloque todos os ingredientes na infusão. Deixe apurar por três minutos, coe e beba.  

Também é possível adicionar cravo, tornando essa bebida ainda mais saborosa.

Gengibre faz bem