Chá anti-insônia faz pegar no sono bem rápido e dormir profundamente: 3 opções!

por | jan 20, 2021 | Saúde

É difícil encontrar alguma pessoa que nunca tenha passado uma noite em claro, rolando de um lado para o outro da cama sem conseguir dormir. Além de ser um momento de descanso e de recarregar as energias do corpo, é durante o período de sono que acontecem algumas funções importantes do organismo, como consolidar a memória, manter o equilíbrio do sistema imunológico e endócrino, entre outras.

A insônia, por sua vez, pode trazer malefícios para a saúde, como alterar negativamente o humor ou aumentar a possibilidade de desenvolver obesidade.

“Sem dormir, não há uma liberação adequada das substâncias responsáveis pelo bem-estar, como serotonina e endorfina. Além disso, poucas horas de sono ainda alteram a razão grelina/leptina, responsáveis pela saciedade e pelo aumento do apetite e da fome, respectivamente”, explica Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca.

Diante disso, uma boa alternativa para evitar noites mal dormidas é apostar em opções naturais que estimulem o organismo a ter um período melhor de descanso, como um chá para insônia.

Qual o melhor chá para dormir à noite?

Shutterstock

Não é novidade que existe uma enorme variedade de ervas que beneficiam a saúde. Para o caso da insônia, contudo, não são todas que funcionam.

Segundo Giovanna, chás como mate, verde e preto devem ser evitados perto da hora de dormir, uma vez que “são ricos em cafeína e xantina, que estimulam o estado de alerta do sistema nervoso central”.

Para uma boa noite de descanso, as mais indicadas pela profissional são camomila, erva cidreira e maracujá, que funcionam como um sonífero caseiro poderoso.

“Eles atuam na melhora do sono devido sua ação ansiolítica. Esses chás são considerados seguros e são amplamente utilizados pela população”, explica ela, ressaltando que não são recomendados apenas para gestantes no primeiro trimestre e crianças menores de três anos.

Chá para dormir profundamente

Shutterstock

Segundo orientação da nutricionista, os chás de Camomila (Matricaria Chamomilla L.), Erva Cidreira (Melissa Officinalis) e Maracujá (Passiflora incarnata L) devem ser feitos na forma de infusão, sendo a dose de 1 a 2 colheres de sobremesa das plantas para 1 xícara de água.

A ingestão, por sua vez, pode acontecer de duas a três vezes ao dia, principalmente no período noturno.

Chás bons para a saúde