Normalmente acompanhado por quadros de gripe e tosse, o catarro em excesso, apesar de algo natural aos problemas respiratórios, pode causar grande desconforto. Eliminar a secreção do organismo, com medicamento ou fórmulas naturais, ajuda a aliviar os sintomas.
Catarro: o que é
O catarro (também chamado de muco) é composto, basicamente, por água, sais e restos celulares. Quando incolor, sem odor e pouco viscoso, a secreção é considerada saudável. Porém, pode indicar problemas de saúde quando sofre alterações.
Catarro verde
A cor esverdeada está relacionada, na maioria dos casos, a uma infecção bacteriana, principalmente se apresentar aparência purulenta.
Catarro amarelo
O catarro amarelado geralmente é sinal de infecção respiratória viral ou alérgica. O muco com esta coloração, portanto, é comum de quadros como rinite, sinusite, resfriado, gripe e laringite.
Catarro marrom
Mais comum entre pessoas que fumam, o catarro escuro pode ser mais grosso e acompanhado por odor ruim. A secreção, em alguns casos, pode indicar pneumonia causada por fungo.
Catarro com sangue
Ao contrário do que muita gente imagina, o catarro com sangue (hemoptise) nem sempre indica um problema grave de saúde. A presença de sangue, em pouca, no catarro pode ser simplesmente um ressecamento das vias aéreas.
Se o sangue no catarro permanecer por muito tempo e for em grande quantidade, procure um médico. Em alguns casos, pode indicar algo mais grave, como pneumonia, tuberculose e até mesmo câncer de pulmão.
Como eliminar
O excesso de catarro pode ser eliminado com medicamentos simples ou até mesmo com ajuda de receitas naturais. É fundamental, no entanto, buscar orientação médica para descobrir as causas do catarro e seguir o tipo de tratamento mais adequado.
Xaropes
O remédio mais comum para eliminar o catarro é o xarope com ação expectorante, a base de Cloridrato de Ambroxol, Cloridrato de Prometazina e Acetilcisteína, que também pode ser encontrado em versões em pó e comprimido.
Nebulização caseira
Nebulização com água quente hidrata a mucosa da garganta e ajuda a eliminar o catarro. Basta colocar cerca de 2 litros de água fervente em uma bacia, posicionar uma toalha sobre a cabeça e tapando a bacia, respirando o vapor aquecido.
Inalação caseira
Inalação com receitas naturais de ingredientes como eucalipto, alecrim e sálvia também pode ajudar acabar com os desconfortos causados pelo excesso de muco.
Tossir corretamente
Evitar tossir brevemente e apostar em uma forma mais profunda limpa a garganta e promove uma tosse mais produtiva, ou seja, com maior expulsão de catarro. Inspire fundo e segure o ar durante cerca de 3 segundos para, em seguida, respirar e tossir mais forte, usando os músculos do estômago.
Beber bastante água
Ingerir cerca de 2 litros de água ao longo do dia hidrata as secreções, facilitando a eliminação do muco, e garante alívio da sensação de pigarro preso na garganta.
Tosse e catarro
- Catarro com sangue pode ser normal ou sinal de 6 doenças: veja quais
- Catarro verde pode denunciar 3 doenças: quando é grave e como tratar
- Tosse seca, com catarro e mais 6 tipos: remédios e receitas naturais