A psoríase é uma doença inflamatória autoimune que pode ser identificada, geralmente, por manchas vermelhas e escamosas em diferentes regiões do corpo.
Contudo, quando a doença aparece no coro cabeludo ela ganha aspectos semelhantes a um quadro agressivo de caspa, o que pode confundir sua identificação.
Embora não apresente riscos de contágio é preciso recorrer a tratamentos para evitar a formação de lesões.
Psoríase no couro cabeludo
Causas
Esse tipo de psoríase ocorre por conta de uma predisposição genética e pode ser agravada em casos de baixa imunidade, estresse, alcoolismo e clima frio. A doença é identificada por meio de placas brancas ou escamas presentes no couro cabeludo que muito se parecem com uma dermatite seborreica grave. O quadro também pode desencadear coceira e queda de cabelo dependendo da gravidade.
Sintomas
- Descamação do couro cabeludo
- Placas esbranquiçadas semelhantes a caspa
- Coceira
- Vermelhidão
- Queda de cabelo
Tratamento
O quadro pode ser tratado com a utilização de shampoos anti-inflamatórios e com ativos queratolíticos – que ajudam na descamação e na quebra dessas placas. Além disso, substâncias derivadas do coaltar, loções tópicas com corticosteróides e alguns tipos de ácidos também podem ser receitados. Medicamentos orais também são uma opção em casos mais graves de psoríase.
Doenças de pele
- Doenças de pele: sintomas e tratamentos
- Doenças de pele no verão: como se prevenir?
- 3 doenças de pele que mais atacam mulheres