A dermatite seborreia, popularmente conhecida como caspa, é uma doença inflamatória da pele que, apesar de ser mais comum nos cabelos, também pode afetar outras partes do corpo, como orelha, sobrancelha, barba, cílios e rosto. Ao contrário do que muita gente imagina, a caspa não está ligada a uma possível falta de higiene.
Leia também:
Três remédios caseiros contra a caspa
Caspa: causas e soluções
Problemas no cabelo e couro cabeludo vão muito além da caspa
Causas da caspa
As causas da caspa ainda são desconhecidas, mas sabe-se que ela possui um fator genético e pode piorar de acordo com hábitos como tomar banhos quentes demais, fatores climáticos e até mesmo psicológicos, como estresse, por exemplo. Para acabar com a caspa, além de uma consulta com um dermatologista, existem tratamentos e cuidados simples que ajudam a minimizar o problema.

Caspa na orelha: A caspa na região da orelha pode ser combatida evitando banhos quentes demais e adotando produtos que contenham enxofre na composição ou loções de corticosteroides. Um médico poderá indicar o uso correto de acordo com seu caso.

Caspa no rosto: A dermatite seborreica na região do rosto pode ser tratada com uma limpeza regular, somente com água e sabão. Cremes e perfumes perfumados ou cosméticos que contenham álcool na composição podem agravar o problema.

Caspa na barba: Se o homem sofre com caspa na barba, o mais indicado é mesmo se barbear constantemente. Os pelos no rosto podem agravar a condição de dermatite seborreica.

Caspa nos cílios: Conhecido como blefarite, a caspa nos cílios é uma doença crônica que causa inflamação na região. O problema geralmente piora com o frio, o estresse e a ingestão de alimentos gordurosos. Lavar os cílios com água e xampu neutro, uma vez ao dia, ajuda a acabar com o problema.

Caspa na sobrancelha: Além de evitar o consumo de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas, a caspa na sobrancelha pode ser combatida com xampu anti-caspa durante o banho, evitando água quente demais.