Tumor de Isabel Veloso apresenta crescimento em meio à gravidez da jovem

por | out 7, 2024 | Saúde

O caso de Isabel Veloso é delicado pois envolve uma gestação em meio a um linfoma de Hodgkin que, segundo ela, não tem mais possibilidade de cura

Grávida aos 18 anos enquanto convive com um câncer sem possibilidade de tratamento, Isabel Veloso teve uma piora no quadro. Segundo o marido da influenciadora, o tumor que ela tem e que estava estabilizado cresceu – e os dois já se pronunciaram nas redes sociais sobre a situação.

Caso de Isabel Veloso: tumor de jovem aumentou na gravidez

Isabel Veloso
Isabel Veloso está grávida em meio a convivência com câncer terminal (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

Conforme conta Isabel Veloso nas redes sociais, a influencer convive com um linfoma de Hodgkin há anos. Em janeiro de 2024, Isabel decidiu que seu tratamento mais recente seria o último devido, segundo ela, à impossibilidade de curar a doença. Agora, a jovem de 18 anos está grávida e teve uma piora no quadro.

Isabel já relatou que, devido ao linfoma, tem um tumor de 17 centímetros localizado no mediastino, região central do tórax entre os dois pulmões. Com a doença estabilizada em meio a um tratamento paliativo, a jovem decidiu realizar o sonho de engravidar, algo desencorajado por médicos.

Agora, no Instagram, o marido dela, Lucas Borba, deu atualizações sobre o câncer da esposa. “O novo laudo mostrou que o tumor que está nela cresceu em alguns lugares preocupantes, e como estamos esperando o Arthur, nos deixa mais preocupados ainda”, afirmou ele em uma postagem temporária no Instagram.

Caso de Isabel Veloso
(Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

Depois, ele aproveitou para se declarar e demonstrar esperança. “Você é uma mulher corajosa e forte, uma verdadeira leoa para mim e para o nosso filho. Nosso final de noite nos trouxe uma notícia difícil, mas quero te lembrar que continuarei sendo o melhor marido que posso ser. Nada mudou. Vamos enfrentar cada obstáculo”, declarou.

No próprio perfil do Instagram, Isabel também se pronunciou sobre o quadro de saúde. “Sobre meu quadro clínico: logo trago informações a vocês, ainda quero saber mais algumas direções e ainda hoje foi falar com a equipe do meu pré-natal”, escreveu ela, publicando, em seguida, fotos deixando o barrigão da gravidez de Arthur à mostra.

Gravidez com câncer, como no caso de Isabel Veloso, é seguro?

caso de isabel veloso
Influencer fez tratamentos, mas o câncer, segundo ela, retornou (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

Além da médica que acompanha Isabel Veloso, Melina Branco Behne, ter afirmado que contraindicou a gestação para a jovem, a onco-hematologista Adriana Scheliga, do grupo Oncoclínicas, pontuou a Tá Saudável que uma gravidez no contexto a influencer oferece muitos riscos.

Especialista em linfomas, a médica onco-hematologista esclareceu que a gravidez pode exacerbar os sintomas da doença e até acelerar sua progressão. Além disso, devido à gestação, muitos remédios que pode ajudar a manter um tumor sob controle não podem ser utilizados por riscos ao bebê.

Scheliga explicou ainda que além da gravidez poder agir sobre o linfoma, a doença pode impactar a gravidez. “Um linfoma em estágio avançado pode comprometer a capacidade do corpo da mãe de suportar uma gravidez, especialmente […] se a doença tiver se espalhado para órgãos vitais”, detalhou.

O comportamento de um linfoma durante a gravidez é, portanto, imprevisível, e este é o motivo pelo qual especialistas desencorajam uma gestação em meio a um quadro assim. As particularidades do caso de Isabel Veloso, incluindo as medidas tomadas por médicos diante da complicação, não são conhecidas.

Saúde