Presente nos filtros caseiros usados para deixar a água própria para consumo, o carvão ativado possui superfície porosa que capta toxinas e impurezas e, no nosso organismo, pode atuar de maneira semelhante, contribuindo para a manutenção da saúde.
Carvão ativado faz bem para saúde?

Em seu perfil no Instagram, a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat explica que metais tóxicos, contaminantes e impurezas se acumulam no organismo devido à má alimentação, poluição, medicamentos em excesso e que todo esse processo atrapalha o funcionamento pleno dos órgãos e do metabolismo.
Quando ingerimos o mineral, segundo a especialista, os contaminantes ligam-se ao carvão e são eliminados através do intestino.
Onde comprar?
O carvão vegetal ativado pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais, em forma de cápsulas.

Tem contraindicação?
O consumo do carvão ativado, como qualquer tipo de suplemento, exige moderação, cuidado e deve ser administrado apenas com orientação de um profissional de saúde. Como o produto absorve muitas substâncias, pode também impedir absorção de compostos importantes, como vitaminas e minerais e até impedir a ação de medicamentos.
Ou seja, em vez de ajudar o fígado a eliminar toxinas, o carvão ativado pode provocar desnutrição e impedir que remédios prescritos atuem no organismo. Além disso, em doses elevadas, a substância também pode causar vômitos, desidratação, diarreia ou constipação e até inchaço ou dor no estômago.
Por isso, antes de optar pelo uso do produto, consulte um profissional da área da saúde.
Saúde e alimentação
- Álcool, carne vermelha e muito sal podem aumentar risco de câncer
- Médico indica alho, sopa de galinha e mais 2 comidas quando se está doente
- Como ter um sistema imunológico de ferro: médico indica 16 alimentos