Cáries são combatidas com prática diária que muita gente esquece de adotar

por | ago 26, 2017 | Saúde

Na teoria você já sabe: o uso de fio dental é superimportante para higiene bucal porque ele consegue limpar lugares que a escova não alcança. Mas, na prática, você tem o costume de usá-lo? Esse é um dos erros que pode lhe proporcionar uma tremenda dor de dente e o aparecimento de cáries.

Como evitar cáries

Não despreze o uso de fio dental. Você não só pode ficar com mau hálito, como também vai permitir que todos os restos alimentos e açúcares que não puderam ser removidos pela escovação permaneçam em seus dentes e gengivas. O pior é que este acúmulo não permanece apenas por algumas horas na superfície do dente, mas por dias, meses e até anos.

Passar o fio é a única forma de manter as laterais dos dentes sem nenhum resíduo alimentar. Alguns estudos mostram que a falta do fio dental nos dentes molares, localizados mais no fundo da boca, é a maior causa da cárie interproximal, aquela que fica escondida entre os dentes. Só este tipo de higienização é capaz de remover a placa bacteriana que fica acumulada.

ShutterStock

O momento da limpeza com fio dental deve ser cuidadoso e sem pressa para não machucar a gengiva. Use movimentos de dentro para fora e não empregue muita força.

O hábito de usar fita dental deve ser estimulado desde cedo. Os pais devem usar fio dental logo que os primeiros dentinhos dos filhos nascem. Em casos de sangramento frequente, procure o mais rápido possível um dentista já que este pode ser um sinal evidente de gengivite, a inflamação do tecido das gengivas.

Cárie: causas