Câncer é sempre hereditário?

Todo câncer é considerado uma doença genética, porque sempre ocorre como consequência de modificações no DNA das células da pessoa. Entretanto, ao contrário do que se imagina, não é por ser uma doença genética que é sempre hereditária. Na verdade, apenas 5% dos casos de câncer são tumores hereditários.

Leia também:
9 sintomas de câncer que a maioria das pessoas ignora
Painço emagrece e previne câncer: conheça
Saiba identificar pintas que podem indicar câncer de pele

Causas do câncer

O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, irradiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições, mutações e a detecção do câncer em uma determinada geração.

Apenas cerca de 5% dos 200 tipos de câncer têm tendência a serem hereditários enquanto os restantes 95% são esporádicos e dependem do estilo de vida de cada pessoa. Só 10% de todos os casos de câncer se originam diretamente de defeitos genéticos hereditários de um dos pais.

Isso levando em consideração que as mutações genéticas que causam um câncer podem ocorrer em células somáticas ou germinativas, e só nesse segundo caso o câncer poderá ser transmitido para as gerações seguintes.

Com o avanço da tecnologia diagnóstica e desenvolvimento das descobertas sobre o genoma humano, alguns exemplos de síndromes de câncer hereditário já foram identificadas. Assim, quando se sabe que alguém tem determinado tipo de câncer hereditário já caracterizado, pode-se identificar nos seus familiares a presença ou não do gene mutado responsável pela doença.

Identificado o gene responsável pelo câncer hereditário, pode-se definir quem tem e quem não tem a necessidade de um acompanhamento preventivo mais rigoroso e específico.  

Qual câncer pode ser hereditário?

Em geral o câncer não é hereditário. Existem apenas alguns raros casos que são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olho que ocorre em crianças. No entanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação dos carcinógenos ambientais, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno.

Os tipos de câncer que podem ser herdados são: câncer de mama, do cólon, de próstata, de pulmão e glandulares (grupos pequenos). Todos os seres humanos nascem com uma certa tendência a desenvolver mutações genéticas de câncer. Se a mutação é alimentada com um estilo de vida ruim, como hábito de fumar, abuso de hormônios, falta de exercício, sedentarismo e má alimentação, o risco de câncer é muito maior.