Vera Viel revela diagnóstico de câncer raro na perna: saiba o que é o sarcoma sinovial e quais as chances de cura

por | out 10, 2024 | Saúde

Por ter crescimento lento e ser, muitas vezes, imperceptível, o tipo de câncer de Vera Viel tem grandes chances de se espalhar pelo corpo antes de ser diagnosticado

Dias após revelar uma internação para biopsiar um nódulo na perna, Vera Viel revelou o diagnóstico. A esposa de Rodrigo Faro agora enfrenta um câncer chamado sarcoma sinovial, tumor que acomete estruturas como músculos e ligamentos, além de ser bastante raro. Entenda abaixo o quadro de saúde dela:

Vera Viel comunica diagnóstico de câncer na perna

Após notar um tumor na perna e investigá-lo, Vera Viel recebeu o diagnóstico de câncer. Usando o Instagram, ela comunicou o público sobre a descoberta nesta quinta-feira (10), detalhando como tudo aconteceu e quais são os próximos passos, sobre os quais está cheia de esperança.

“Quero começar agradecendo a Deus por ter nos mostrado essa doença logo no início, usando pessoas que foram como anjos e meu marido que insistiu para que eu fosse fazer uma ressonância. Tenho um sarcoma sinovial, um tumor raro e maligno na coxa esquerda. Estou pronta pra enfrentar essa batalha!”, disse ela.

(Crédito: Reprodução/Instagram @veraviel)

Em seguida, Vera afirmou que o próximo passo é uma operação. “Amanhã, dia 11 de outubro, farei uma cirurgia para retirá-lo e, depois, seguiremos com o tratamento junto a uma equipe médica incrível e muito abençoada”, afirmou Vera, compartilhando ainda que, coincidentemente, a cirurgia ocorre um dia antes de seu aniversário de 49 anos.

“Dia 12 de outubro é meu aniversário! Vou completar meus 49 anos no hospital com a certeza absoluta da minha cura! Tenho muita fé em Deus e sei que, pra Ele, nada é impossível”, declarou a esposa de Rodrigo Faro, agradecendo o público e os amigos pelas mensagens de apoio e carinho que recebeu recentemente.

Vera Viel recebe mensagens de apoio

Nos comentários da postagem, a esposa de Rodrigo Faro recebeu uma série de mensagens carinhosas. “Força, Vera! Vai tudo dar certo, Deus está ao seu lado o tempo todo!”, disse a influencer e empresária Fabiana Justus, que enfrentou uma leucemia neste ano. “Vera querida, que Deus te abençoe imensamente neste momento”, disse a apresentadora Eliana.

“Vera, você já está em minhas orações. E da minha família! Gostamos muto de vocês!”, disse Poliana Rocha, influenciadora e esposa do cantor Leonardo. “Vou estar ao seu lado, segurando sua mão a cada segundo… Vamos passar por essa batalha juntos com a graça de Deus!”, escreveu o apresentador Rodrigo Faro.

Câncer de Vera Viel: o que é um sarcoma sinovial?

(Crédito: Reprodução/Instagram @veraviel)

O câncer raro de Vera Viel é um sarcoma sinovial. Há diversos tipos de câncer, como sarcomas, melanomas, linfomas e carcinomas. Esses nomes têm relação com as células que dão origem ao tumor – e, no caso dos sarcomas, ele surge do tecido conjuntivo, como músculos, tendões, nervos e mais. O “sinovial” vem do fato das células serem muito parecidas com as das chamadas articulações sinoviais.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, o sarcoma sinovial afeta diferentes partes moles do corpo. Alguns exemplos são músculos e ligamentos, e isso o faz comum em partes do corpo como pernas, braços, pés, punhos e tornozelos. Em casos mais raros, ele pode aparecer em tecidos dos pulmões e do abdômen.

Esse tipo de câncer é bastante raro. Ele acomete entre uma e duas pessoas a cada 1 milhão nos Estados Unidos, é mais comum em homens e um terço dos diagnósticos acontece em pessoas com menos de 30 anos de idade. O sarcoma sinovial tem crescimento lento e isso pode levar à demora em diagnosticá-lo. Isso favorece a formação de metástases.

Sintomas de sarcoma sinovial

O principal sintoma do sarcoma sinovial é o surgimento repentino de um nódulo indolor e palpável em áreas como braços, pernas, pés e mais. Caso o tumor esteja perto de algum nervo, pode haver também sintomas como dor e dormência.

(Crédito: Reprodução/Instagram @veraviel)

Sarcoma tem cura?

Ao falar sobre cura do câncer, é necessário avaliar uma série de fatores. O estado clínico do paciente, o estágio do tumor no momento do diagnóstico, a presença de metástases, a localização do câncer, são alguns deles. Como o sarcoma sinovial é raro, a base para estatísticas é pequena e, portanto, as chances de cura divulgadas podem não corresponder à realidade.

O que se pode dizer sobre a cura do sarcoma é que ela é possível, e que o prognóstico é melhor para pacientes sem metástases que puderam remover completamente o nódulo cirurgicamente. A estimativa é de que entre 36% a 76% dos pacientes com esse câncer seguem vivos cinco anos após o diagnóstico.

Tratamento para câncer de Vera Viel

Como enfatizado pela esposa da Rodrigo Faro, a primeira parte do tratamento consiste em cirurgia. Ela é, de fato, a primeira frente do tratamento para sarcoma sinovial. Após a remoção, é possível utilizar quimioterapia e radioterapia. A escolha do protocolo de tratamento é algo particular para os pacientes.

Saúde