Vera Viel detalha nova etapa do tratamento para câncer raro após remoção do tumor na perna

por | out 30, 2024 | Saúde

O câncer de Vera Viel, um sarcoma sinovial, não pode ser curado apenas com cirurgia e requer o que se chama de tratamento adjuvante

Tratando um câncer raro chamado sarcoma sinovial, Vera Viel deu início à segunda etapa do processo. Semanas após fazer uma cirurgia para retirar o tumor da perna, ela fez exames para iniciar o que se chama de tratamento adjuvante – e, junto do marido, Rodrigo Faro, detalhou a nova fase.

Câncer de Vera Viel: apresentadora inicia 2ª etapa de tratamento

(Crédito: Reprodução/Instagram @veraviel)

Usando o Instagram, Rodrigo Faro e Vera Viel detalharam a próxima etapa do tratamento de câncer da apresentadora. Diagnosticada com sarcoma sinovial, tipo de câncer que afeta as partes moles do corpo (como músculos, tendões, articulações e mais), ela já fez uma cirurgia – e, agora, inicia a fase de tratamento adjuvante.

Acompanhando Vera no hospital, o apresentador mostrou a esposa vestida com roupas próprias e usando muletas enquanto se preparava para um exame. “Pessoal, hoje começa uma nova etapa do tratamento da Vera!”, celebrou ele, enquanto Vera detalhou o compromisso médico.

(Crédito: Reprodução/Instagram @rodrigofaro)

“Estamos aqui para fazer uma tomografia, é o início das sessões de radioterapia que a gente começa semana que vem”, disse a esposa de Rodrigo Faro, que continuou. “Segunda-feira começa a radioterapia, então continuem com as orações porque agora é a segunda etapa. Cura total!”, afirmou o apresentador.

O vídeo então mostra Vera na sala de exames, onde foram feitas imagens detalhadas das pernas da apresentadora via tomografia computadorizada. Esse tipo de exame antes da radioterapia é necessário para garantir a precisão do tratamento. Segundo Faro, a apresentadora fará 33 sessões dessa modalidade terapêutica, e elas serão diárias.

Tratamento adjuvante para câncer de Vera Viel: para que serve?

câncer de vera viel
(Crédito: Reprodução/Instagram @rodrigofaro)

São raros os casos em que a cirurgia é só o que basta para curar um câncer. No caso do câncer de Vera Viel, assim como a maioria dos casos da doença, é necessário fazer outro tratamento após a operação. Esse tratamento é chamado de adjuvante, e tem como objetivo destruir células cancerígenas que restaram na região ou no corpo.

Após a retirada de um tumor, é possível que especialistas recomendem a quimioterapia, por exemplo. Sistêmico, esse tratamento circula pela corrente sanguínea e ajuda a eliminar células do câncer que podem ter viajado do local inicial. Esse comportamento do câncer é o que causa metástases e recidiva (volta de um tumor já retirado).

A radioterapia, por sua vez, pode abranger o corpo inteiro ou apenas a área em que o tumor estava. Apesar de agir de maneira diferente da quimioterapia, ela emite feixes de radiação que têm o mesmo fim: eliminar totalmente o câncer e reduzir as chances de ele retornar.

Saúde