O câncer de Preta Gil, um tumor colorretal, deu sinais de recidiva oito meses após fim do tratamento inicial
Seis meses após anunciar o fim de seu tratamento oncológico, Preta Gil revelou que precisará retomar o tratamento ativo. A cantora, que foi diagnosticada com câncer colorretal em janeiro de 2023 após sofrer um grave sangramento – e, agora, afirmou que a doença retornou.
Câncer de Preta Gil apresenta recidiva
Cerca de oito meses após anunciar o fim do tratamento oncológico para um câncer colorretal, a cantora Preta Gil anunciou que a doença voltou. Em um comunicado breve, ela afirmou que foi diagnosticada com uma recidiva da doença, e que terá de retomar o tratamento contra ela. O mesmo foi informado em nota pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
“A paciente Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) submeteu-se ontem, 21/08, a exames de rotina, nos quais foi constatada a necessidade de retomar o tratamento oncológico”, diz o comunicado.
No Instagram, Preta repetiu as informações divulgadas, frisou que está bem, sob cuidados médicos, e pediu boas vibrações em mais esta etapa da luta contra a doença.
“Conto com a boa energia, orações e vibrações de todos para seguir confiante. Já já estou de volta. Sigo confiante para vencer mais essa batalha! Um beijo, com amor”, declarou a cantora.
Câncer de Preta Gil: relembre o quadro
Em janeiro de 2023, a cantora Preta Gil usou as redes sociais para anunciar o diagnóstico de um câncer. Ao falar sobre a situação posteriormente, ela afirmou que já havia reparado em anormalidades no comportamento intestinal, como constipação, fezes achatadas e presença de muco. A doença, porém, só foi descoberta após a cantora ter um sangramento e desmaiar.
O câncer de Preta Gil era um adenocarcinoma localizado na porção final do intestino. Esse câncer é um dos mais comuns em mulheres e, no caso da cantora, demandou tratamento de início praticamente imediato. Ao longo dos meses após o diagnóstico, a cantora passou por inúmeras sessões de quimioterapia e radioterapia.
Durante o tratamento, Preta manteve os fãs informados. Apesar de sempre frisar otimismo, ela não escondeu as dificuldades do processo, afirmando que precisou do auxílio de amigos ao longo das sessões de quimioterapia e radioterapia. Gominho, melhor amigo da cantora, chegou até a deixar São Paulo para morar com ela no Rio de Janeiro.
Em meio à jornada, a cantora enfrentou ainda um divórcio e uma intercorrência grave. Em abril de 2023, Preta Gil teve um quadro de sepse, algo que os médicos atribuíram ao cateter central utilizado para aplicações de quimioterapia. Eventualmente, Preta se recuperou e seguiu com o tratamento, que culminou em uma cirurgia delicada em agosto de 2023.
Na ocasião, ela teve de utilizar por alguns meses uma bolsa de ileostomia enquanto a parte operada do intestino se recuperava. Pouco tempo depois, a ileostomia foi revertida e, no final do ano, ela celebrou a ausência de células cancerosas no organismo. A cura de um câncer, porém, só é estabelecida anos após o fim do tratamento, devido às grandes chances que alguns têm de voltar.