Jovem com câncer terminal supera expectativa de vida e impressiona: tratamento com canabidiol e mais

por | jul 2, 2024 | Saúde

Vivendo com um Linfoma incurável, Isabel usa seu tempo limitado para informar sobre a doença e os cuidados paliativos

A jovem Isabel Veloso tinha apenas 15 anos quando recebeu o diagnóstico de uma doença grave e já avançada. Atualmente, o câncer de Isabel Veloso não tem mais possibilidades de tratamento, e em janeiro de 2024 médicos afirmaram que ela teria de dois a quatro meses de vida. A adolescente, no entanto, vem desafiando expectativas inclusive relacionadas ao crescimento tumoral.

Entenda o tipo de câncer de Isabel Veloso, o Linfoma de Hodgkin, como é o tratamento da jovem e mais detalhes sobre o quadro.

Quem é Isabel Veloso: jovem com câncer terminal inspira a web

Isabel durante a internação em que foi diagnosticada, aos 15 anos (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

Entre 2022 e 2023, a jovem Isabel Veloso viralizou nas redes sociais ao compartilhar sua luta contra um câncer. Ela buscou o hospital com sintomas inespecíficos ao final de 2021 e foi não apenas internada por um longo período, mas diagnosticada com Linfoma de Hodgkin.

Na época, Isabel tinha apenas 15 anos de idade, e logo embarcou em uma jornada difícil. Após o diagnóstico, ela fez quimioterapia e passou, inclusive, por um transplante de medula óssea. Em março de 2023, ela chegou a celebrar o sucesso do tratamento e a remissão da doença nas redes sociais.

Câncer de Isabel Veloso
A influencer passou por quimioterapia e transplante de medula óssea (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

Seis meses depois, no entanto, o câncer retornou. Segundo os exames, a doença de Isabel Veloso apresentou uma recidiva – quadro caracterizado pelo ressurgimento da mesma doença com a qual o paciente foi diagnosticado e tratado anteriormente.

Frustrada, ela voltou a viralizar conforme contou aos seguidores que está desde então em estágio terminal. Com uma expectativa de vida de seis meses, a jovem tem inspirado seguidores ao demonstrar resiliência e paciência durante os cuidados paliativos.

Câncer de Isabel Veloso
Mesmo após o tratamento, o Linfoma de Hodgkin de Isabel voltou (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

“Eu não sinto medo em partir, para ser bem sincera. Acho que o tanto de luta que já enfrentei, sinto certo alívio. O que mais me machuca é saber que vou partir, deixar as pessoas que amo sem poder ajudá-las”, disse ela em um vídeo.

Influencer superou expectativas dos médicos

Ao receber a notícia de que sua doença está em fase terminal, Isabel Veloso soube também que teria pouco tempo de vida. Ao responder a dúvidas de seguidores nas redes sociais, ela afirmou que, segundo os médicos, lhe restavam entre dois e quatro meses para viver.

Câncer de Isabel Veloso
Influencer descobriu a doença com apenas 15 anos de idade (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

“De primeira mão, os médicos me deram de quatro a seis meses, mas começaram a analisar a questão tumoral. O tumor que tem no meu corpo cresce de maneira muito rápida, e o lugar em que ele está é de extremo risco. Conforme ele for crescendo, aumentam as chances de ele parar meu coração a qualquer momento. Então eles diminuíram meu tempo – quiseram colocar de dois a quatro meses”, declarou ela na época.

Desde então, a jovem chegou a retirar parte do tumor em uma cirurgia e vem fazendo tratamentos para amenizar as dores que sente graças à doença. Ela também tem uma vida social ativa, se casou com o então namorado, Lucas Borbas, e não só vive a situação de cabeça erguida como também está desafiando as expectativas dos médicos.

Como está Isabel Veloso hoje?

O Linfoma de Hodgkin, doença que afeta a influencer, é mais comum em jovens (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

Passados quase seis meses desde a última previsão dos médicos, Isabel contou aos seguidores que, ao contrário do que se imaginava, seu principal tumor não cresceu mais. “Meu crescimento tumoral não está nem dentro do esperado. Está bem lento”, disse ela em junho de 2024 sobre o câncer localizado em torno de seu coração.

Isabel também tem outros tumores e, na ocasião, afirmou que um deles aumentou um pouco de tamanho. “Ele está bem pequenininho, mas deu uma crescida. Nada muito fora do controle”, afirmou.

Após descobrir que a doença é terminal, Isabel se casou (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

Além disso, em julho, ela contou ainda que conseguiu fazer o desmame dos fortes remédios que tomava para dor. Segundo Isabel, o uso de canabidiol – substância derivada da Cannabis sativa – em forma de óleo e pomada substituiu até mesmo a morfina e lhe trouxe muita qualidade de vida.

“Minhas dores não respondiam mais nem a morfina ou remédios mais fortes, mas eu nunca mais tive de usar altas doses de morfina”, declarou a jovem, que se tornou inclusive embaixadora de uma marca de produtos à base de Cannabis mesmo na fase terminal de sua vida.

Onde e qual é o câncer de Isabel Veloso

Câncer de Isabel Veloso
Aos 17 anos, Isabel descobriu que está em estágio terminal(Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

A influencer Isabel Veloso tem Linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que acomete o sistema linfático. Segundo informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), isso significa que a doença compromete a imunidade do paciente, visto que ataca estruturas como linfonodos e gânglios, responsáveis pela produção de células de defesa.

Como atua sobre o corpo inteiro, o sistema linfático permite que células cancerígenas circulem com facilidade. Dessa forma, a doença – que geralmente começa na região do pescoço – tem grandes chances de se espalhar para outras partes do organismo, como aconteceu com Isabel.

Tratamento para Linfoma de Hodgkin

Isabel chegou a entrar em remissão, mas a doença retornou (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

O Linfoma de Hodgkin é uma doença tratável e curável na maior parte dos casos. Em geral, ele é tratado com quimioterapia, radioterapia e, em quadros mais delicados, transplante de medula óssea. O sucesso do tratamento para Linfoma de Hodgkin, no entanto, depende de uma série de fatores. Cada organismo responde de uma forma – e, em algumas pessoas, ele não faz efeito.

Linfoma de Hodgkin: sintomas

O principal sintoma dessa doença é o aumento dos gânglios linfáticos. Isso se manifesta com o surgimento de caroços que podem aparecer no pescoço, nas axilas, na virilha e no tórax. Além disso, outros sintomas do quadro incluem:

  • Suor noturno excessivo (encharcando as roupas e os lençóis);
  • Febre (contínua ou intermitente sem causa aparente);
  • Perda de peso abrupta, importante e não intencional;
  • Falta de ar;
  • Tosse persistente;
  • Distúrbios gastrintestinais (dor abdominal, náuseas, distensão abdominal, entre outros);
  • Fadiga persistente;
  • Coceira persistente na pele.

Ao notar um conjunto de sintomas que inclui mais de um dos sinais da lista, é importante buscar atendimento médico.

O Linfoma de Hodgkin, doença que afeta a influencer, é mais comum em jovens (Crédito: Reprodução/Instagram @isabelvelosoo)

Mais sobre câncer