Branco Mello fará nova cirurgia para tumor na garganta: cantor já removeu metade da laringe

por | jul 24, 2024 | Saúde

Desde 2018, após o diagnóstico de câncer na laringe, Branco Mello lida com nódulos na região – entenda o quadro

Branco Mello, vocalista do grupo Titãs, voltou a ser internado para mais uma cirurgia na região da garganta. No passado, o músico já teve um tumor na laringe, outro na hipofaringe e um na língua – e, agora, removerá um tumor inicial em uma das amígdalas. Entenda o quadro de saúde de Branco Mello:

Branco Mello, do Titãs, vai retirar outro tumor da garganta

Branco Mello
Vocalista do Titãs (Crédito: Reprodução/Instagram @brancomello)

Recentemente, no Instagram, a equipe do músico Branco Mello, do Titãs, informou que ele fará mais uma cirurgia na cavidade oral. O fundador do grupo se afastará da atual turnê porque precisa remover, desta vez, um tumor em uma das amígdalas, estruturas localizadas na garganta.

“Branco Mello passará por uma nova cirurgia, dessa vez para a retirada de um pequeno tumor inicial, localizado em uma das amígdalas, que foi detectado em um exame de rotina. Ele ficará um período afastado dos shows e retornará quando completar sua recuperação”, diz o comunicado.

Agora, os outros integrantes do grupo, Sérgio Britto, Tony Bellotto, Beto Lee e Mário Fabre seguem com a agenda de shows do Titãs com Caio Góes no lugar de Mello no baixo.

Histórico de Branco Mello com câncer

Músico fazendo sessão de fonoaudiologia (Crédito: Reprodução/Instagram @brancomello)

Essa, porém, não é a primeira vez que Branco Mello lida com tumores na cavidade oral. Tudo começou em 2018, quando ele revelou o diagnóstico de câncer de laringe, estrutura localizada na garganta e cujas funções estão relacionadas à fala e à respiração.

Na época, ele se submeteu a quimioterapia e radioterapia para tratar a doença. Em seguida, três anos depois, em 2021, o tumor retornou, dessa vez na hipofaringe, e o músico passou por uma extensa cirurgia. Segundo ele, metade da laringe foi removida.

“A corda vocal direita pôde ser preservada. […] Eu teria uma voz e uma vida diferentes, mas estava vivo”, disse ele em entrevista à “Veja”. Após a operação, ele fez um trabalho árduo de fonoaudiologia para recuperar a fala e, desde então, apresenta rouquidão ao cantar.

Pouco tempo depois, ele foi novamente submetido a uma cirurgia na cavidade oral. Desta vez, o tumor retornou na base da língua – e o cantor, em meio a complicações no quadro, chegou a se despedir da esposa, Angela.

Apesar das dificuldades, Branco Mello voltou a se apresentar com os Titãs – e, agora, enfrenta mais uma volta do tumor, dessa vez em uma das amígdalas. Isso significa que, mais uma vez, ele terá de operar a base da garganta.

Câncer na garganta: entenda a doença

Fundador do Titãs já teve diversos tumores na cavidade oral (Crédito: Reprodução/Instagram @brancomello)

O câncer na garganta é uma doença que pode acometer diversas estruturas. Tumores podem aparecer na laringe e na faringe, estruturas que também compreendem, por exemplo as amígdalas e a base da língua, onde foram encontrados os outros nódulos no músico.

Segundo informações da Cleveland Clinic, essa doença acontece após uma mutação genética nas células dessa região. As causas do câncer na garganta, portanto, podem incluir:

  • Tabagismo;
  • Consumo exagerado de álcool;
  • Infecção por HPV (Papilomavírus Humano).

Sendo assim, a prevenção dessa doença está diretamente ligada a hábitos saudáveis como deixar de fumar, controlar a ingestão de álcool, imunização contra HPV e proteção durante o ato sexual.

Sintomas de câncer na garganta e tratamento da doença

Tireoidite de Hashimoto
Examinação do pescoço (Crédito: Freepik)

O câncer na laringe ou faringe pode apresentar os seguintes sintomas. Como tumores podem surgir em várias estruturas, os sintomas variam de acordo com a localização do tumor:

  • Dor de garganta duradoura (mais de duas semanas);
  • Dor ou desconforto ao engolir alimentos;
  • Mudanças persistentes na voz (rouquidão, por exemplo);
  • Nódulos palpáveis no pescoço;
  • Dor de ouvido persistente.

Há uma série de possibilidades para o tratamento do câncer de garganta. É possível realizar cirurgias e utilizar radioterapia, quimioterapia, terapias-alvo ou imunoterapia. A possibilidade de curar esse câncer está diretamente ligada à extensão da doença, às estruturas afetadas e o estágio dela no momento do diagnóstico.

Mais sobre câncer