Na última segunda-feira (9), dados do consórcio de veículos de imprensa sobre Covid-19 mostraram que, atualmente, a média móvel de mortes pela doença é a menor desde um dos momentos iniciais da pandemia. Ao todo, foram registradas 59 mortes no dia, fazendo com que a média móvel dos últimos sete dias chegasse a 84 – e um índice menor do que este foi registrado pela última vez apenas em 8 de abril de 2020.
Média móvel de mortes por Covid-19 é a menor desde 2020
Em meio ao avanço gradual da vacinação contra a Covid-19 e da aprovação contínua de medicamentos para uso em quadros tanto leves quanto graves, dados sobre a pandemia mostram que a média móvel de mortes em todo o País foi, recentemente, a menor desde o início da primeira onda de contágio pelo vírus. Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, na última segunda-feira, ela chegou a 84.
Um índice mais baixo que este, de acordo com os gráficos elaborados a partir de informações de Secretarias de Saúde dos Estados, foi registrado pela última vez em 8 de abril de 2020, quando a média móvel de mortes ficou em 83.
Apesar de ser uma notícia positiva, é preciso lembrar que outros dados seguem indicando necessidade de atenção. Enquanto a média móvel de mortes caiu, a de casos conhecidos da doença está com tendência de alta – e, na última segunda-feira, foram registrados mais de 10,6 mil.